Aula sobre Concretismo E Neoconcretismo

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O Concretismo e o Neoconcretismo são movimentos artísticos que surgiram no Brasil na década de 1950 e 1960. Eles buscavam uma arte mais objetiva, racional e geométrica, sem a presença de elementos subjetivos e emocionais. O Concretismo valorizava a arte como objeto em si, enquanto o Neoconcretismo buscava a integração da arte com o espectador. Nesta aula, os alunos serão desafiados a pesquisar e analisar obras desses movimentos, além de participar de um debate crítico sobre as ideias e conceitos presentes neles. O objetivo é ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e os movimentos artísticos do Concretismo e do Neoconcretismo. Utilize imagens de obras de arte para ilustrar as características desses movimentos.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Divida os alunos em grupos e cada grupo recebe um tema específico relacionado aos movimentos artísticos, como "Formas geométricas", "Uso de cores" ou "Integração com o espectador". Eles devem pesquisar sobre o tema e selecionar uma obra que represente bem essa característica.

  3. Etapa 3 - Debate crítico

    Os alunos se organizam em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. A banca julgadora é composta pelo professor e alguns alunos escolhidos previamente. O grupo defensor apresenta a obra selecionada pelo seu grupo e defende a importância da característica escolhida. O grupo opositor apresenta uma obra que não apresenta a característica escolhida e argumenta contra a importância dela. Os observadores acompanham o debate e fazem anotações para contribuir com a avaliação.

  4. Etapa 4 - Avaliação

    Encerre a aula fazendo uma avaliação do debate e dos trabalhos dos alunos. Destaque pontos positivos e negativos e incentive os alunos a continuarem pesquisando sobre os movimentos artísticos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de obras de arte.
  • Estimular o pensamento crítico e a argumentação.
  • Ampliar o repertório imagético e a percepção visual.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate crítico.
  • Qualidade da pesquisa e seleção da obra de arte.
  • Coerência e clareza dos argumentos apresentados.
  • Observações feitas pelos alunos do grupo de observadores.
  • Respeito às opiniões dos colegas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os movimentos artísticos de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na pesquisa e seleção das obras de arte.
  • Mediar o debate crítico, incentivando a participação de todos os grupos.
  • Fazer uma avaliação construtiva do trabalho dos alunos.
  • Estimular a continuidade da pesquisa sobre os movimentos artísticos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate crítico.
  • Realizar uma pesquisa cuidadosa e selecionar uma obra de arte que represente bem a característica escolhida.
  • Argumentar de forma clara e coerente, respeitando as opiniões dos colegas.
  • Fazer anotações e observações durante o debate, contribuindo para a avaliação.
  • Continuar pesquisando sobre os movimentos artísticos.