Aula sobre Concretismo E Neoconcretismo
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Nesta aula, será trabalhado o Concretismo e o Neoconcretismo. Esses movimentos artísticos surgiram no Brasil na década de 1950 e 1960 e foram importantes para a história da arte brasileira. O Concretismo valoriza a forma e a cor, enquanto o Neoconcretismo valoriza a experiência sensorial e a subjetividade. Para trabalhar esse tema, será utilizada a metodologia ativa _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_, em que os alunos irão criar um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize o Concretismo e o Neoconcretismo para os alunos. Faça uma breve explanação sobre a história desses movimentos e sua importância para a arte brasileira.Etapa 2 - Vídeo explicativo
Os alunos assistirão a um vídeo explicativo sobre o Concretismo e o Neoconcretismo. O vídeo apresentará exemplos de obras de artistas desses movimentos e suas características principais.Etapa 3 - Mapa conceitual
Oriente os alunos na criação de um mapa conceitual sobre o tema. O mapa deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Disponibilize um modelo de mapa conceitual para os alunos.Etapa 4 - Discussão em grupo
Divida os alunos em grupos e peça que discutam sobre seus mapas conceituais. Cada grupo terá a oportunidade de apresentar seu mapa para a turma e explicar suas ideias.Etapa 5 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de obras de artistas Concretistas e Neoconcretistas. Os alunos irão analisar as obras e identificar as características principais de cada movimento.Etapa 6 - Síntese
Oriente os alunos a fazer uma síntese do que foi aprendido na aula. Cada aluno irá escrever um pequeno texto sobre o Concretismo e o Neoconcretismo e sua importância para a arte brasileira.Etapa 7 - Avaliação
Avalie a participação dos alunos na criação do mapa conceitual, na discussão em grupo e na síntese escrita.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas.
- Ampliar a experiência dos alunos com diferentes contextos e práticas artístico-visuais.
- Cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do mapa conceitual.
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Qualidade da síntese escrita.
- Compreensão das características principais do Concretismo e do Neoconcretismo.
- Identificação correta das obras de artistas Concretistas e Neoconcretistas apresentadas pelo professor.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar o Concretismo e o Neoconcretismo para os alunos.
- Disponibilizar um modelo de mapa conceitual para os alunos.
- Apresentar exemplos práticos de obras de artistas Concretistas e Neoconcretistas.
- Avaliar a participação dos alunos na criação do mapa conceitual, na discussão em grupo e na síntese escrita.
- Estimular a participação ativa dos alunos em todas as etapas da aula.
Ações do aluno
- Criar um mapa conceitual sobre o tema.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Escrever uma síntese sobre o Concretismo e o Neoconcretismo.
- Analisar as obras de artistas Concretistas e Neoconcretistas apresentadas pelo professor.
- Participar ativamente de todas as etapas da aula.