Aula sobre Concretismo E Neoconcretismo

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta aula, será trabalhado o Concretismo e o Neoconcretismo. Esses movimentos artísticos surgiram no Brasil na década de 1950 e 1960 e foram importantes para a história da arte brasileira. O Concretismo valoriza a forma e a cor, enquanto o Neoconcretismo valoriza a experiência sensorial e a subjetividade. Para trabalhar esse tema, será utilizada a metodologia ativa _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_, em que os alunos irão criar um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize o Concretismo e o Neoconcretismo para os alunos. Faça uma breve explanação sobre a história desses movimentos e sua importância para a arte brasileira.

  2. Etapa 2 - Vídeo explicativo

    Os alunos assistirão a um vídeo explicativo sobre o Concretismo e o Neoconcretismo. O vídeo apresentará exemplos de obras de artistas desses movimentos e suas características principais.

  3. Etapa 3 - Mapa conceitual

    Oriente os alunos na criação de um mapa conceitual sobre o tema. O mapa deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Disponibilize um modelo de mapa conceitual para os alunos.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Divida os alunos em grupos e peça que discutam sobre seus mapas conceituais. Cada grupo terá a oportunidade de apresentar seu mapa para a turma e explicar suas ideias.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de obras de artistas Concretistas e Neoconcretistas. Os alunos irão analisar as obras e identificar as características principais de cada movimento.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Oriente os alunos a fazer uma síntese do que foi aprendido na aula. Cada aluno irá escrever um pequeno texto sobre o Concretismo e o Neoconcretismo e sua importância para a arte brasileira.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na criação do mapa conceitual, na discussão em grupo e na síntese escrita.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas.
  • Ampliar a experiência dos alunos com diferentes contextos e práticas artístico-visuais.
  • Cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Qualidade da síntese escrita.
  • Compreensão das características principais do Concretismo e do Neoconcretismo.
  • Identificação correta das obras de artistas Concretistas e Neoconcretistas apresentadas pelo professor.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar o Concretismo e o Neoconcretismo para os alunos.
  • Disponibilizar um modelo de mapa conceitual para os alunos.
  • Apresentar exemplos práticos de obras de artistas Concretistas e Neoconcretistas.
  • Avaliar a participação dos alunos na criação do mapa conceitual, na discussão em grupo e na síntese escrita.
  • Estimular a participação ativa dos alunos em todas as etapas da aula.

Ações do aluno

  • Criar um mapa conceitual sobre o tema.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Escrever uma síntese sobre o Concretismo e o Neoconcretismo.
  • Analisar as obras de artistas Concretistas e Neoconcretistas apresentadas pelo professor.
  • Participar ativamente de todas as etapas da aula.