Aula sobre Concretismo
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
O Concretismo foi um movimento artístico que surgiu no Brasil na década de 1950 e propunha a utilização de formas geométricas simples e cores puras na criação de obras de arte. Esse movimento influenciou diversas áreas, como a arquitetura, a moda e o design. Na aula de hoje, vamos aprender mais sobre o Concretismo e como ele pode ser aplicado em nossas vidas. Vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas para criar um diário de bordo em grupo, onde vamos pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)
Professor, apresente o tema Concretismo e suas características, utilizando imagens e exemplos práticos.Etapa 2 - Formação dos grupos e definição do problema (10 minutos)
Os alunos serão divididos em grupos e receberão um problema relacionado ao Concretismo para ser resolvido em equipe. Exemplo: "como o Concretismo influenciou a moda nos anos 60?"Etapa 3 - Pesquisa (20 minutos)
Os grupos terão um tempo para pesquisar sobre o problema proposto e coletar informações relevantes.Etapa 4 - Geração de alternativas (20 minutos)
Os grupos irão discutir e gerar alternativas para resolver o problema proposto, levando em consideração as informações coletadas na etapa anterior.Etapa 5 - Solução (20 minutos)
Os grupos apresentarão suas soluções para o problema proposto, utilizando um diário de bordo como suporte.Etapa 6 - Discussão em grupo (10 minutos)
Os grupos discutirão as soluções apresentadas e farão uma reflexão sobre o processo de pesquisa e análise.Etapa 7 - Conclusão (10 minutos)
Faça uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
- Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a criatividade e a capacidade de resolver problemas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e análise do problema proposto.
- Coerência e clareza na apresentação da solução proposta.
- Trabalho em equipe e colaboração entre os membros do grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos na pesquisa e análise do problema proposto.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
Ações do aluno
- Participar ativamente da pesquisa e análise do problema proposto.
- Trabalhar em equipe e colaborar com os membros do grupo.
- Apresentar soluções coerentes e claras para o problema proposto.