Aula sobre Concretismo

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O Concretismo é um movimento artístico que surgiu no Brasil na década de 1950 e teve grande influência na arte contemporânea. Ele se caracteriza pela utilização de formas geométricas simples, cores puras e materiais industriais. O objetivo deste movimento era criar uma arte objetiva, sem subjetividade ou emoção. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o Concretismo e sua influência na arte contemporânea. Eles irão criar um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, apresente o tema e explique o que é o Concretismo. Você pode utilizar imagens de obras de arte concretas para exemplificar o movimento.

  2. Etapa 2 - Mapa conceitual (20 minutos)

    Os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o Concretismo. Eles devem escolher uma ideia central e 8 sub-ideias para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa deve ter 2 níveis de profundidade.

  3. Etapa 3 - Pesquisa (30 minutos)

    Os alunos irão pesquisar sobre o Concretismo e suas características. Eles podem utilizar livros, revistas, internet, entre outros recursos.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo (20 minutos)

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir suas pesquisas e trocar ideias sobre o Concretismo. Você deve orientá-los a respeito da metodologia Aprendizagem Entre Pares.

  5. Etapa 5 - Criação de obras de arte (40 minutos)

    Os alunos irão criar suas próprias obras de arte concretas. Eles devem utilizar formas geométricas simples, cores puras e materiais industriais. Você pode sugerir materiais como papelão, plástico, metal, entre outros.

  6. Etapa 6 - Apresentação das obras (20 minutos)

    Os alunos irão apresentar suas obras de arte para a turma. Eles devem explicar como o Concretismo influenciou suas criações.

  7. Etapa 7 - Reflexão final (10 minutos)

    Conduza uma reflexão final sobre a aula e o aprendizado dos alunos. Eles devem compartilhar suas impressões sobre o Concretismo e o processo de criação de suas obras.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos, utilizando a metodologia Aprendizagem Entre Pares.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Criatividade e originalidade das obras de arte criadas pelos alunos.
  • Clareza e coesão na apresentação das obras de arte.
  • Reflexão crítica sobre o Concretismo e o processo de criação das obras.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar o que é o Concretismo.
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Estimular a pesquisa e a troca de ideias entre os alunos.
  • Sugerir materiais para a criação das obras de arte.
  • Conduzir a reflexão final sobre a aula e o aprendizado dos alunos.

Ações do aluno

  • Criar um mapa conceitual sobre o Concretismo.
  • Pesquisar sobre o Concretismo e suas características.
  • Criar suas próprias obras de arte concretas.
  • Apresentar suas obras de arte para a turma.
  • Refletir sobre o Concretismo e o processo de criação de suas obras.