Aula sobre Concretismo

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O Concretismo é um movimento artístico que surgiu no Brasil na década de 1950 e teve grande influência na arte contemporânea. Ele se caracteriza pela utilização de formas geométricas, cores puras e materiais industrializados. O objetivo deste movimento era romper com a arte tradicional e criar uma nova linguagem visual que pudesse ser compreendida por todos.

Nesta aula, os alunos serão apresentados ao Concretismo e irão aprender a analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço. Eles irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out, para desenvolver o tema e seus subtópicos.


  1. Etapa 1 - Introdução (tempo estimado: 10 minutos)

    Professor, no Ensino Híbrido, é necessário que uma etapa seja feita fora do ambiente de sala de aula e de forma autônoma pelos estudantes, portanto, a sugestão é que você apresente o movimento Concretista e oriente que os estudantes pesquisem suas características e influências, apresentando-as em uma roda de conversa, na próxima aula. Além disso, convide-os a observar obras de arte concretas e a fazer anotações sobre o que percebem.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo (tempo estimado: 20 minutos)

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as obras de arte observadas. Eles irão compartilhar suas anotações e tentar identificar as características do Concretismo presentes nas obras.

  3. Etapa 3 - Criação do template de registro de aprendizagem (tempo estimado: 30 minutos)

    Os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out. O objetivo é que eles possam registrar suas observações e aprendizados ao longo da aula.

  4. Etapa 4 - Pesquisa em grupo (tempo estimado: 40 minutos)

    Os alunos irão se reunir em grupos para pesquisar sobre o Concretismo. Eles irão buscar informações sobre os artistas, as obras e as influências do movimento.

  5. Etapa 5 - Apresentação em grupo (tempo estimado: 30 minutos)

    Cada grupo irá apresentar suas descobertas para a turma. Eles poderão utilizar as anotações feitas no template de registro de aprendizagem para ajudar na apresentação.

  6. Etapa 6 - Reflexão e conclusão (tempo estimado: 20 minutos)

    O professor irá conduzir uma reflexão sobre o que foi aprendido na aula. Os alunos irão compartilhar suas impressões e conclusões sobre o Concretismo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo.
  • Promover a reflexão crítica sobre a arte e sua relação com a sociedade.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Qualidade da pesquisa realizada em grupo.
  • Qualidade da apresentação realizada em grupo.
  • Utilização adequada do template de registro de aprendizagem.
  • Reflexão crítica sobre o Concretismo e sua relação com a sociedade.

Ações do professor

  • Apresentar o movimento Concretista e suas características.
  • Conduzir as discussões em grupo.
  • Orientar os alunos na criação do template de registro de aprendizagem.
  • Acompanhar e orientar a pesquisa em grupo.
  • Conduzir a reflexão e conclusão da aula.

Ações do aluno

  • Observar e anotar as características das obras de arte concretas.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar o template de registro de aprendizagem.
  • Realizar a pesquisa em grupo.
  • Apresentar as descobertas para a turma.