Aula sobre Concretismo
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
Professor, introduza o tema do Concretismo e apresente alguns exemplos de obras de arte concretas, explicando suas características e a importância do movimento para a arte brasileira.Etapa 2 - Rotação por estações (90 minutos)
Organize a turma em três grupos e a sala de aula em três estações, de forma que cada grupo ocupe uma. Oriente que eles deverão ficar 30 minutos na estação, realizando a atividade proposta e que, quando o tempo finalizar, deverão seguir para a estação seguinte.Estação 1 - Pesquisa (30 minutos)
Os alunos serão divididos em grupos e irão pesquisar sobre o Concretismo, utilizando livros, revistas e a internet. Eles deverão buscar informações sobre os principais artistas do movimento, suas obras e características.
Estação 2 - Análise (30 minutos)
Os alunos irão analisar algumas obras de arte concretas, identificando as formas geométricas e cores puras utilizadas pelos artistas. Eles deverão discutir em grupo sobre as características das obras e como elas se relacionam com o movimento Concretista.
Estação 3 - Criação (30 minutos)
Os alunos irão criar suas próprias obras de arte concretas, utilizando formas geométricas e cores puras. Eles deverão utilizar papel, lápis de cor e régua para criar suas obras.
Etapa 3 - Socialização (20 minutos)
Os grupos irão apresentar suas pesquisas, análises e criações para a turma, explicando suas escolhas e como elas se relacionam com o movimento Concretista.Etapa 4 - Conclusão (10 minutos)
Conclua a aula, reforçando as características do Concretismo e a importância do movimento para a arte brasileira.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais.
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
- Promover a socialização e a troca de conhecimentos entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos.
- Criatividade e originalidade na criação das obras de arte concretas.
Ações do professor
- Introduzir o tema do Concretismo e apresentar exemplos de obras de arte concretas.
- Orientar os alunos na realização das atividades propostas.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades.
Ações do aluno
- Realizar pesquisa sobre o Concretismo.
- Analisar obras de arte concretas.
- Criar suas próprias obras de arte concretas.