Aula sobre Concretismo
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O Concretismo é um movimento artístico que surgiu no Brasil na década de 1950 e teve como objetivo criar obras de arte que fossem objetivas e concretas, ou seja, que não representassem nada além de si mesmas. Nessa aula, os alunos irão aprender sobre o Concretismo e como ele se manifestou nas artes visuais. Eles também irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
Professor, apresente o Concretismo e seus principais artistas, explicando a importância desse movimento para a arte brasileira. Compartilhe imagens de obras de arte concretas para que os alunos possam visualizar as características do movimento.Etapa 2 - Sala de aula invertida (20 minutos)
Os alunos deverão pesquisar sobre o Concretismo e seus principais artistas em casa, utilizando fontes confiáveis como livros e sites especializados. Eles deverão anotar as informações mais relevantes em um caderno e preparar perguntas para a próxima etapa.Etapa 3 - Debate em grupo (30 minutos)
Na sala de aula, os alunos irão se dividir em grupos para discutir as informações pesquisadas e as perguntas elaboradas. Oriente a discussão e esclareça possíveis dúvidas.Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs (30 minutos)
Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “que bom”, “que pena” e “que tal”, para avaliar a atividade. Explique como a ferramenta funciona e dê exemplos de como os alunos podem utilizá-la.Etapa 5 - Apresentação dos templates (20 minutos)
Os alunos irão apresentar seus templates para a turma, explicando como avaliaram a atividade e dando sugestões para melhorias.Etapa 6 - Conclusão (10 minutos)
Faça uma síntese da aula, reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o Concretismo e outros movimentos artísticos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
- Estimular a criatividade e a capacidade de avaliação dos alunos.
- Promover a autonomia e a responsabilidade dos alunos em relação ao próprio aprendizado.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas discussões em grupo.
- Criação de um template de Dinâmica dos 3 Qs completo e bem elaborado.
- Apresentação clara e objetiva do template para a turma.
Ações do professor
- Orientar a pesquisa dos alunos em casa.
- Mediar as discussões em grupo.
- Explicar a ferramenta de Dinâmica dos 3 Qs e dar exemplos de como utilizá-la.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o Concretismo e seus principais artistas em casa.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs completo e bem elaborado.