Condição de existência dos triângulos

Nesta aula de Matemática você vai aprender Condição de Existência dos Triângulos. Triângulos são vistos diariamente em nosso dia-a-dia, por isso precisamos conhecer bem sobre eles. Então se acomode no seu cantinho de estudos e vem pra mais uma aula do #AprendiZAP

Material de apoio

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Atividades (8)

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  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Selecione a alternativa com as medidas possíveis pra montar um triângulo:

    A) 7 cm, 7cm e 14 cm

    B) 12 m, 8 m e 2 m

    C) 15 mm, 3 mm e 5 mm

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Sala de Aula Invertida:

    Inicie a aula perguntando aos alunos se eles sabem o que é um triângulo e quais são as suas características. Em seguida, pode apresentar exemplos de triângulos e pedir que os alunos identifiquem suas características. Depois, pode introduzir o conceito de condição de existência dos triângulos, explicando que nem todas as medidas de lados e ângulos formam um triângulo.

    Exemplo prático:

    O professor pode utilizar palitos de sorvete ou canudos para que os alunos possam construir triângulos e verificar se eles atendem às condições de existência.

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  4. 4. Gamificação:

    A aula sobre a condição de existência dos triângulos é fundamental para que os alunos compreendam as regras básicas para a construção de triângulos e a verificação de sua existência. Além disso, é importante que os alunos compreendam a relação entre a medida dos lados e dos ângulos internos de um triângulo.

    Gamificação:

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  5. 5. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    O tema "Condição de existência dos triângulos" é fundamental para o estudo da geometria e da matemática em geral. É importante que os alunos compreendam que nem todas as medidas de lados e ângulos formam um triângulo e que existem condições específicas para que isso ocorra. Além disso, a construção de triângulos é uma habilidade importante que pode ser aplicada em diversas situações práticas.

    Exemplo prático:

    O professor pode apresentar exemplos de situações em que a construção de triângulos é necessária, como na construção de uma ponte ou na elaboração de um projeto arquitetônico. Também pode apresentar exemplos de triângulos que não podem existir, como um triângulo com lados de medidas 2, 3 e 6.

    Aprendizagem Baseada em Projetos

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  6. 6. Design Thinking:

    Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que a geometria é uma área da matemática que estuda as formas e as medidas dos objetos. Em seguida, apresente o conceito de triângulo e suas características. Explique que, para que um triângulo exista, é necessário que ele atenda a algumas condições. Essas condições serão o foco da aula.
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  7. 7. Rotação por estações:

    Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que a geometria é uma área da matemática que estuda as formas e as medidas dos objetos. Em seguida, apresente o conceito de triângulo e suas características. Explique que, para que um triângulo exista, é necessário que sejam atendidas algumas condições.

    Exemplos práticos:

    Para ajudar os alunos a entenderem melhor o assunto, apresente alguns exemplos práticos de triângulos que atendem ou não às condições de existência. Por exemplo, mostre um triângulo com lados de medidas 3, 4 e 5 e outro com lados de medidas 1, 2 e 5. Peça para os alunos identificarem qual dos triângulos é possível existir e por quê.

    Rotação por estações:

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  8. 8. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    O tema "Condição de Existência dos Triângulos" é fundamental para o estudo da Geometria, pois permite que os alunos compreendam as condições necessárias para que um triângulo possa ser construído. Além disso, essa aula também aborda a construção de triângulos, a medida dos lados e a soma dos ângulos internos.

    Exemplos práticos:

    Para contextualizar o tema, utilize exemplos práticos, como a construção de uma ponte ou de uma torre, que exigem o conhecimento da condição de existência dos triângulos para que sejam seguras e estáveis.

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