Aula sobre Condicao De Existencia Dos Triangulos
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
O tema "Condição de Existência dos Triângulos" é fundamental para o estudo da Geometria, pois permite que os alunos compreendam as condições necessárias para que um triângulo possa ser construído. Além disso, essa aula também aborda a construção de triângulos, a medida dos lados e a soma dos ângulos internos.
Exemplos práticos:
Para contextualizar o tema, utilize exemplos práticos, como a construção de uma ponte ou de uma torre, que exigem o conhecimento da condição de existência dos triângulos para que sejam seguras e estáveis.
Etapa 1 - Apresentação do problema
Apresente o problema: "Como construir um triângulo utilizando régua, verificando se ele é possível de ser construído e calculando a soma dos seus ângulos internos?"Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos realizam uma pesquisa sobre a condição de existência dos triângulos e a soma dos ângulos internos.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos discutem em grupo as informações obtidas na pesquisa e compartilham suas descobertas.Etapa 4 - Construção dos triângulos
Os alunos constroem triângulos utilizando régua e compasso, verificando se eles são possíveis de serem construídos a partir das condições de existência dos triângulos.Etapa 5 - Verificação da soma dos ângulos internos
Os alunos verificam a soma dos ângulos internos dos triângulos construídos com a ajuda de um transferidor. Os ângulos somam 180º?Etapa 6 - Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos criam um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade, e respondem o modelo.Etapa 7 - Discussão dos resultados
Os alunos, em roda, conversam sobre a avaliação dos 3Qs e sobre o aprendizado da dinâmica.
Intencionalidades pedagógicas
- Compreender a teoria por trás da condição de existência dos triângulos.
- Compreender a condição de existência dos triângulos;
- Verificar a soma dos ângulos internos de um triângulo.
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e comunicação.
- Desenvolver a habilidade de construir triângulos utilizando régua e compasso.
Critérios de avaliação
- Capacidade de construir triângulos dentro da condição de existência;
- Compreensão da condição de existência dos triângulos;
- Verificação correta da soma dos ângulos internos.
Ações do professor
- Apresentar o problema e contextualizá-lo;
- Orientar os alunos na construção dos triângulos;
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
- Orientar os alunos na pesquisa;
- Esclarecer dúvidas e corrigir possíveis erros.
Ações do aluno
- Participar ativamente da aula;
- Colaborar com os colegas na construção dos triângulos e a soma dos ângulos internos dos triângulos construídos.
- Realizar a pesquisa de forma autônoma;
- Participar de discussões em grupo para esclarecer dúvidas.
- Criar e preencher o modelo de Dinâmica dos 3 Qs;