Aula sobre Condicao De Existencia Dos Triangulos

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que a geometria é uma área da matemática que estuda as formas e as medidas dos objetos. Em seguida, apresente o conceito de triângulo e suas características. Explique que, para que um triângulo exista, é necessário que ele atenda a algumas condições. Essas condições serão o foco da aula.

  1. Etapa 1 - Mapa de Empatia

    Divida a turma em grupos e peça para que cada grupo crie um mapa de empatia sobre o tema "Condição de Existência dos Triângulos". O mapa deve conter os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Essa atividade tem como objetivo desenvolver a empatia dos alunos em relação ao tema e identificar possíveis dificuldades e dúvidas.

  2. Etapa 2 - Apresentação dos Mapas de Empatia

    Cada grupo deve apresentar seu mapa de empatia para a turma. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para estimular a reflexão sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Discussão sobre as Condições de Existência dos Triângulos

    Com base nos mapas de empatia e nas dúvidas e dificuldades identificadas pelos alunos, inicie uma discussão sobre as condições de existência dos triângulos. Explique que, para que um triângulo exista, é necessário que a medida de cada um dos lados seja menor do que a soma das medidas dos outros dois lados. Essa é a condição de existência dos triângulos.

  4. Etapa 4 - Construção de Triângulos

    Divida a turma em duplas e distribua régua (se possível) para cada uma delas. Peça para que os alunos construam triângulos com medidas diferentes e verifiquem se eles atendem às condições de existência. Circule pela sala e auxilie os alunos que tiverem dúvidas.

  5. Etapa 5 - Verificação da Soma dos Ângulos Internos

    Após a construção dos triângulos, os alunos devem medir os ângulos internos de cada um deles e verificar se a soma das medidas é igual a 180°. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para estimular a reflexão sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Discussão sobre Exemplos Práticos

    Apresente exemplos práticos que possam ajudar os alunos a entender melhor as condições de existência dos triângulos. Por exemplo, pode-se mostrar imagens de pontes, torres e outras construções que utilizam triângulos em sua estrutura.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Ao final da aula, avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos. É importante que a avaliação seja formativa, ou seja, que você dê feedbacks aos alunos para que eles possam melhorar seu desempenho.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir triângulos, usando régua e compasso.
  • Reconhecer a condição de existência do triângulo quanto à medida dos lados.
  • Verificar que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180°.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de construir triângulos com medidas diferentes.
  • Capacidade de verificar se os triângulos atendem às condições de existência.
  • Capacidade de medir os ângulos internos dos triângulos e verificar se a soma das medidas é igual a 180°.

Ações do professor

  • Incentivar a participação de todos os alunos.
  • Fazer perguntas para estimular a reflexão sobre o tema.
  • Dar feedbacks aos alunos para que eles possam melhorar seu desempenho.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Fazer perguntas para esclarecer dúvidas.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.