Aula sobre Condicao De Existencia Dos Triangulos

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A aula sobre a condição de existência dos triângulos é fundamental para que os alunos compreendam as regras básicas para a construção de triângulos e a verificação de sua existência. Além disso, é importante que os alunos compreendam a relação entre a medida dos lados e dos ângulos internos de um triângulo.

Gamificação:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e seus subtópicos, explicando a importância da condição de existência dos triângulos e como ela se relaciona com a construção de triângulos e a verificação de sua existência.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo receberá uma folha de papel sulfite,

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro

    Cada grupo deverá criar um mapa de registro contendo os campos Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para os jogadores e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?

  4. Etapa 4 - Criação do jogo

    Cada grupo deverá criar um jogo que envolva a construção de triângulos e a verificação de sua existência, utilizando as informações contidas no mapa de registro.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos e Teste.

    Cada grupo apresentará seu jogo para a turma, explicando como ele funciona e como ele ajuda a compreender a condição de existência dos triângulos. Além de jogarem os jogos um do outro para testarem.

  6. Etapa 6 - Verificação da compreensão

    Pergunte aos alunos sobre a condição de existência dos triângulos e sua relação com a construção de triângulos e a verificação de sua existência.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios de avaliação definidos e nas intencionalidades pedagógicas estabelecidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de construir triângulos.
  • Reconhecer a condição de existência do triângulo quanto à medida dos lados.
  • Desenvolver criatividade, planejamento e trabalho de grupo.

Critérios de avaliação

  • Habilidade na construção de triângulos.
  • Compreensão da condição de existência dos triângulos.
  • Participação na criação do jogo e na apresentação do mesmo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus subtópicos.
  • Dividir a turma em grupos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de registro.
  • Criar um jogo que envolva a construção de triângulos e a verificação de sua existência.
  • Apresentar o jogo para a turma.