Aula sobre Condicao De Existencia Dos Triangulos
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que a geometria é uma área da matemática que estuda as formas e as medidas dos objetos. Em seguida, apresente o conceito de triângulo e suas características. Explique que, para que um triângulo exista, é necessário que sejam atendidas algumas condições.
Exemplos práticos:
Para ajudar os alunos a entenderem melhor o assunto, apresente alguns exemplos práticos de triângulos que atendem ou não às condições de existência. Por exemplo, mostre um triângulo com lados de medidas 3, 4 e 5 e outro com lados de medidas 1, 2 e 5. Peça para os alunos identificarem qual dos triângulos é possível existir e por quê.
Rotação por estações:
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando o objetivo da atividade e como ela será desenvolvida. Que cada grupo, de 3 ou 4 pessoas terá um determinado tempo para fazer a atividade das estações. São três estações, cada uma durara por volta de 20 minutos.Etapa 2 - Estação 1: Teoria
Apresente o conceito de triângulo e suas características. Em seguida, deve explicar as condições de existência dos triângulos quanto à medida dos lados e ângulos internos. Os alunos devem anotar as informações em seus cadernos.Etapa 3 - Estação 2: Exercícios
Os alunos devem resolver exercícios sobre as condições de existência dos triângulos. Disponibilize uma lista de exercícios para que os alunos possam praticar.Etapa 4 - Estação 3: Mão na massa
Os alunos devem construir triângulos utilizando régua e compasso. Oriente os alunos sobre como utilizar os instrumentos e verifique se os triângulos construídos atendem às condições de existência.Etapa 5 - Estação 4: Discussão
Os alunos devem discutir em grupo sobre as condições de existência dos triângulos e como elas podem ser aplicadas em situações do cotidiano. Oriente a discussão e estimule a participação de todos.Etapa 6 - Estação 5: Fixação de conceitos
Os alunos devem resolver mais exercícios sobre as condições de existência dos triângulos. Disponibilize uma nova lista de exercícios para que os alunos possam praticar.Etapa 7 - - Estação 6: Avaliação
Os alunos devem criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. Oriente os alunos sobre como criar o modelo e como utilizá-lo para avaliar a atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em construir triângulos, usando régua e compasso.
- Reconhecer a condição de existência do triângulo quanto à medida dos lados.
- Verificar que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180°.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em construir triângulos que atendam às condições de existência.
- Habilidade dos alunos em identificar as condições de existência dos triângulos.
- Participação dos alunos nas discussões em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o conceito de triângulo e suas características.
- Orientar os alunos sobre como utilizar régua e compasso para construir triângulos.
- Estimular a participação dos alunos nas discussões em grupo.
Ações do aluno
- Anotar as informações apresentadas pelo professor em seus cadernos.
- Resolver exercícios sobre as condições de existência dos triângulos.
- Discutir em grupo sobre as condições de existência dos triângulos e como elas podem ser aplicadas em situações do cotidiano.