Aula sobre Condicao De Existencia Dos Triangulos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Inicie a aula perguntando aos alunos se eles sabem o que é um triângulo e quais são as suas características. Em seguida, pode apresentar exemplos de triângulos e pedir que os alunos identifiquem suas características. Depois, pode introduzir o conceito de condição de existência dos triângulos, explicando que nem todas as medidas de lados e ângulos formam um triângulo.

Exemplo prático:

O professor pode utilizar palitos de sorvete ou canudos para que os alunos possam construir triângulos e verificar se eles atendem às condições de existência.


  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Disponibilize aos alunos um vídeo explicativo sobre o tema "Condição de existência dos triângulos" e pedir que eles assistam antes da aula. O material do [site da aprendizap](https://www.google.com/url?q=https://app.aprendizap.com.br/aula/4WJRnq73JUHi3NdXf3Iqr2?utm_origin%3Dlandingpage%26utm_source%3Dbusca&sa=D&source=editors&ust=1688495544456307&usg=AOvVaw3dQc5vQnoYwWm9xtYXIKRW) pode ser usado, mas fique livre para entender qual melhor material.

  2. Etapa 2 - Ideia central

    Em aula, apresente a ideia central sobre: "Condição de existência dos triângulos", mas antes, pergunte aos alunos o que eles entenderam sobre o tema vendo a atividade enviada para casa.

  3. Etapa 3 - Sub-ideias

    Apresente 8 sub-ideias relacionadas ao tema e peça que os alunos as organizem em um mapa conceitual.

    Sub-ideias:

    1\. Definição de triângulo.

    2\. Características dos triângulos.

    3\. Condição de existência dos triângulos quanto às medidas dos lados.

    4\. Condição de existência dos triângulos quanto às medidas dos ângulos.

    5\. Exemplos de triângulos que atendem às condições de existência.

    6\. Exemplos de triângulos que não atendem às condições de existência.

    7\. Construção de triângulos com régua e compasso.

    8\. Soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo.


  4. Etapa 4 - Mapa conceitual

    Os alunos devem criar um mapa conceitual com as sub-ideias apresentadas pelo professor. Divida o tema conforme a divisão dos grupos dos alunos, para que a construção seja de forma conjunta com a sala.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após terminar o mapa conceitual, peça para que os alunos discutam em grupo as sub-ideias apresentadas no mapa conceitual e esclareça possíveis dúvidas que surjam.

  6. Etapa 6 - Atividade prática

    Peça para que os alunos, em grupos, construam triângulos de acordo com a condição de existência necessária. Nessa atividade pode ser usado palitos, outros materiais que sejam mais lúdicos.

  7. Etapa 7 - Pós-aula

    Disponibilize aos alunos um questionário para avaliar o aprendizado e a satisfação com a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de construir triângulos e reconhecer a condição de existência.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de organizar informações de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de construir triângulos e verificar se atendem às condições de existência.
  • Qualidade do mapa conceitual produzido.
  • Participação e colaboração em grupo.
  • Clareza e objetividade na organização das informações.

Ações do professor

  • Disponibilizar o vídeo explicativo sobre o tema.
  • Orientar os alunos na construção dos triângulos.
  • Estimular a participação e colaboração em grupo.
  • Esclarecer dúvidas e reforçar o entendimento do tema.
  • Avaliar as respostas e identificar possíveis pontos de melhoria.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo explicativo antes da aula.
  • Construir triângulos e verificar se atendem às condições de existência.
  • Participar e colaborar em grupo.
  • Criar o mapa conceitual com as sub-ideias apresentadas pelo professor.