Aula sobre Condicoes De Vida Dos Ribeirinhos

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Os ribeirinhos são comunidades que vivem às margens dos rios e lagos, e dependem diretamente dos recursos naturais para sobreviver. Essas comunidades apresentam uma cultura rica e diversa, mas também enfrentam muitos desafios, como a falta de acesso a serviços básicos, dificuldade de transporte e a falta de proteção ambiental adequada. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de conhecer mais sobre as condições de vida dos ribeirinhos e refletir sobre a importância da preservação ambiental para essas comunidades. A metodologia utilizada será a Design Sprint, que permitirá o desenvolvimento de um projeto prático e criativo sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula explicando quem são os ribeirinhos e apresente exemplos de comunidades ribeirinhas no Brasil. Em seguida, contextualize a importância da preservação ambiental para essas comunidades.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos deverão se dividir em grupos de 4 a 5 pessoas e realizar uma pesquisa sobre as condições de vida dos ribeirinhos. Para isso, poderão utilizar livros, revistas, jornais e sites de notícias. O objetivo é que entendam melhor as dificuldades enfrentadas por essas comunidades.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Com base na pesquisa realizada, os grupos deverão criar um esboço de projeto que apresente soluções para os problemas enfrentados pelos ribeirinhos. O esboço deve conter uma descrição geral do projeto e os principais objetivos.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Cada grupo deverá apresentar seu esboço para a turma e discutir as vantagens e desvantagens de cada projeto. Em seguida, deverão escolher um projeto para ser desenvolvido.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Com base no projeto escolhido, os alunos deverão criar um protótipo que apresente soluções para os problemas enfrentados pelos ribeirinhos. O protótipo pode ser um desenho ou uma maquete.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os grupos deverão apresentar seus protótipos para a turma e discutir as soluções propostas. Em seguida, deverão avaliar as vantagens e desvantagens de cada solução.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor deverá finalizar a aula fazendo uma reflexão sobre o tema e os alunos deverão apresentar suas conclusões sobre a importância da preservação ambiental para as comunidades ribeirinhas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de avaliação de ideias e estereótipos sobre a formação territorial do Brasil.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Promover a reflexão sobre a importância da preservação ambiental para as comunidades ribeirinhas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante todas as etapas da aula.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos grupos.
  • Criatividade e originalidade dos projetos desenvolvidos pelos grupos.
  • Coerência e relevância das soluções propostas pelos grupos.
  • Reflexão crítica sobre a importância da preservação ambiental para as comunidades ribeirinhas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância da preservação ambiental para as comunidades ribeirinhas.
  • Orientar os alunos durante as atividades e esclarecer dúvidas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos e a troca de ideias entre os grupos.
  • Avaliar os projetos desenvolvidos pelos grupos.
  • Finalizar a aula com uma reflexão sobre o tema e a metodologia utilizada.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre as condições de vida dos ribeirinhos.
  • Criar um esboço de projeto com soluções para os problemas enfrentados pelos ribeirinhos.
  • Desenvolver um protótipo que apresente soluções para os problemas enfrentados pelos ribeirinhos.
  • Apresentar os projetos e protótipos para a turma e discutir as soluções propostas.
  • Fazer uma reflexão sobre a importância da preservação ambiental para as comunidades ribeirinhas.