Aula sobre Condicoes De Vida Dos Ribeirinhos

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as condições de vida dos ribeirinhos, que são pessoas que vivem em regiões próximas aos rios. Esse tema é importante para entendermos como as pessoas se adaptam ao ambiente em que vivem e como a natureza pode influenciar a vida humana. Para tornar a aula mais envolvente e didática, os alunos irão criar um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema, utilizando a metodologia ativa Gamificação.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e contextualize a importância de entender as condições de vida dos ribeirinhos. Podem ser utilizados exemplos práticos e imagens para ilustrar o tema.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de no máximo 5 pessoas, e cada grupo irá escolher um líder.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Cada grupo irá criar um jogo de cartas, com perguntas e afirmações sobre o tema. As perguntas devem ser elaboradas de forma que possam ser respondidas com informações que os alunos já possuem ou que possam ser pesquisadas em sala de aula, e classificadas em verdadeiras ou falsas.

  4. Etapa 4 - Hora do jogo

    Cada grupo irá trocar suas cartas com outro grupo. Cada um irá responder às perguntas e afirmações recebidas, e o líder do grupo irá registrar as respostas.

  5. Etapa 5 - Apresentação das respostas

    Cada grupo irá apresentar as respostas às perguntas e afirmações recebidas.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    O professor irá comentar e corrigir as informações dos alunos, além de avaliar a participação e o desempenho dos grupos na atividade.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Ao final da atividade, faça uma reflexão sobre o que foi apreendido pelos alunos, destacando a importância desses povos para a preservação da cultura e da biodiversidade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Proporcionar uma aprendizagem mais lúdica e engajadora.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração dos alunos na criação das cartas de perguntas e afirmações.
  • Qualidade das perguntas e afirmações criadas pelos grupos.
  • Precisão e clareza das respostas dadas pelos grupos.
  • Participação e colaboração na apresentação das respostas.
  • Compreensão do tema e das informações apresentadas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância de entender as condições de vida dos ribeirinhos.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na criação das cartas de perguntas e afirmações.
  • Corrigir e comentar as respostas dadas pelos grupos.
  • Avaliar a participação e o desempenho dos alunos na atividade.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação das cartas de perguntas e afirmações.
  • Responder às perguntas e afirmações recebidas com precisão e clareza.
  • Apresentar as respostas de forma clara e objetiva.
  • Colaborar com os colegas de grupo.
  • Demonstrar interesse e compreensão do tema apresentado.