Aula sobre Condicoes De Vida Dos Ribeirinhos
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A aula sobre "Condições de vida dos ribeirinhos" pretende apresentar aos alunos a realidade de uma parcela da população que vive em regiões ribeirinhas do Brasil. Essa realidade pode ser encontrada em diversas partes do país, como na Amazônia, no Pantanal e em outras áreas de rios e lagos. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), no qual os alunos criarão um modelo de júri para discutir e avaliar ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a aula apresentando o tema "Condições de vida dos ribeirinhos" e incentive a turma a compartilhar o que já sabe sobre o assunto.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.Etapa 3 - Pesquisa
Cada grupo (defensor e opositor) terá um tempo para pesquisar sobre como a exploração ilegal dos recursos naturais afeta a vida das comunidades ribeirinhas, e elaborar argumentos para apresentar ao júri. O grupo de observadores deverá acompanhar o processo de pesquisa e anotar pontos positivos e negativos dos argumentos apresentados.Etapa 4 - Debate
Os grupos defensor e opositor terão um tempo para apresentar seus argumentos ao júri e responder perguntas da banca julgadora. O grupo de observadores deverá acompanhar o debate e anotar pontos positivos e negativos dos argumentos apresentados.Etapa 5 - Deliberação
A banca julgadora terá um tempo para deliberar e avaliar os argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor. Os grupos de observadores apresentarão suas anotações e contribuirão para a avaliação final.Etapa 6 - Tarefa de casa
O professor pode propor uma tarefa de casa para que os alunos pesquisem mais sobre o tema e apresentem um resumo ou um texto opinativo sobre o assunto.Etapa 7 - Conclusão
Conduza uma reflexão sobre o processo de debate e avaliação, incentivando os alunos a pensarem sobre o que aprenderam e como podem aplicar esses conhecimentos em suas vidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de avaliar ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Incentivar a pesquisa e a reflexão crítica sobre temas relevantes para a sociedade.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate e na pesquisa.
- Argumentação clara e coerente.
- Respeito às opiniões dos colegas.
- Contribuição para a avaliação final.
- Qualidade da tarefa de casa.
Ações do professor
- Apresentar o tema e incentivar a participação dos alunos.
- Dividir a turma em grupos e orientar a pesquisa.
- Conduzir o debate e a avaliação.
- Estimular a reflexão crítica sobre o tema.
- Propor uma tarefa de casa.
Ações do aluno
- Participar ativamente do debate e da pesquisa.
- Elaborar argumentos claros e coerentes.
- Respeitar as opiniões dos colegas.
- Contribuir para a avaliação final.
- Realizar a tarefa de casa.