Aula sobre Condicoes De Vida Dos Ribeirinhos

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A aula sobre "Condições de vida dos ribeirinhos" pretende apresentar aos alunos a realidade de uma parcela da população que vive em regiões ribeirinhas do Brasil. Essa realidade pode ser encontrada em diversas partes do país, como na Amazônia, no Pantanal e em outras áreas de rios e lagos. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), no qual os alunos criarão um modelo de júri para discutir e avaliar ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema "Condições de vida dos ribeirinhos" e incentive a turma a compartilhar o que já sabe sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo (defensor e opositor) terá um tempo para pesquisar sobre como a exploração ilegal dos recursos naturais afeta a vida das comunidades ribeirinhas, e elaborar argumentos para apresentar ao júri. O grupo de observadores deverá acompanhar o processo de pesquisa e anotar pontos positivos e negativos dos argumentos apresentados.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos defensor e opositor terão um tempo para apresentar seus argumentos ao júri e responder perguntas da banca julgadora. O grupo de observadores deverá acompanhar o debate e anotar pontos positivos e negativos dos argumentos apresentados.

  5. Etapa 5 - Deliberação

    A banca julgadora terá um tempo para deliberar e avaliar os argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor. Os grupos de observadores apresentarão suas anotações e contribuirão para a avaliação final.

  6. Etapa 6 - Tarefa de casa

    O professor pode propor uma tarefa de casa para que os alunos pesquisem mais sobre o tema e apresentem um resumo ou um texto opinativo sobre o assunto.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conduza uma reflexão sobre o processo de debate e avaliação, incentivando os alunos a pensarem sobre o que aprenderam e como podem aplicar esses conhecimentos em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de avaliar ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Incentivar a pesquisa e a reflexão crítica sobre temas relevantes para a sociedade.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate e na pesquisa.
  • Argumentação clara e coerente.
  • Respeito às opiniões dos colegas.
  • Contribuição para a avaliação final.
  • Qualidade da tarefa de casa.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e incentivar a participação dos alunos.
  • Dividir a turma em grupos e orientar a pesquisa.
  • Conduzir o debate e a avaliação.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o tema.
  • Propor uma tarefa de casa.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate e da pesquisa.
  • Elaborar argumentos claros e coerentes.
  • Respeitar as opiniões dos colegas.
  • Contribuir para a avaliação final.
  • Realizar a tarefa de casa.