Aula sobre Condicoes De Vida Dos Ribeirinhos

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta aula, iremos trabalhar as condições de vida dos ribeirinhos. Os ribeirinhos são pessoas que vivem às margens de rios e lagos, e dependem desses recursos naturais para sobreviver. Eles possuem uma cultura e modo de vida próprios, influenciados pela localização geográfica e pelas condições ambientais. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, cujo objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar, por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância de entender as condições de vida dos ribeirinhos. Em seguida, divida a turma em três grupos e explique como cada grupo irá trabalhar em uma estação diferente.

  2. Etapa 2 - Estação 1: Vídeo

    Nesta estação os alunos irão assistir um vídeo sobre a vida dos ribeirinhos e anotar as principais informações. Em seguida, irão discutir sobre o que foi apresentado no vídeo e responder algumas perguntas elaboradas pelo professor.

  3. Etapa 3 - Estação 2: Mapa

    Nesta estação os alunos irão receber um mapa da região onde vivem os ribeirinhos e irão identificar as principais características geográficas, como rios, lagos, florestas, entre outros. Em seguida, irão discutir como essas características influenciam na vida dos ribeirinhos.

  4. Etapa 4 - Estação 3: Entrevista

    Nesta estação os alunos irão criar perguntas para uma entrevista com um ribeirinho. Eles irão simular a entrevista e irão pensar nas respostas que o ribeirinho poderia dar. Em seguida, irão apresentar as perguntas e respostas para o grupo.

  5. Etapa 5 - Roda de conversa

    Após o término das estações, os alunos irão se reunir em uma roda de conversa para discutir o que foi aprendido em cada estação e como isso pode ser aplicado no cotidiano deles.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    O professor irá aplicar uma atividade de avaliação para verificar o aprendizado dos alunos. A atividade pode ser uma redação, um desenho ou uma apresentação oral sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    O professor irá encerrar a aula fazendo um breve resumo do que foi aprendido, destacando a importância desses povos para a preservação da cultura e da biodiversidade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de avaliar ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de perguntas para a entrevista com um ribeirinho.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e discutir ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas estações e na roda de conversa.
  • Qualidade das respostas e perguntas elaboradas pelos alunos.
  • Clareza e organização na apresentação da atividade de avaliação.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a metodologia utilizada.
  • Mediar a discussão nas estações e na roda de conversa.
  • Aplicar a atividade de avaliação.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo e anotar as principais informações.
  • Identificar as características geográficas no mapa.
  • Criar perguntas para a entrevista com um ribeirinho.