Aula sobre Condicoes De Vida Dos Ribeirinhos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A vida dos ribeirinhos é um tema muito importante e atual, pois muitas pessoas vivem nas margens dos rios e lagos no Brasil. Essa população enfrenta muitos desafios, como a falta de acesso a serviços básicos, como saúde e educação, além de problemas ambientais, como a poluição dos rios e a degradação das áreas naturais. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as condições de vida dos ribeirinhos e como eles podem ser afetados pela geografia do local onde vivem. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, em que os alunos criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor irá apresentar o tema da aula e explicar o que são ribeirinhos e onde eles vivem. Em seguida, os alunos deverão assistir a um vídeo e pesquisar sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Identificação das condições de vida dos ribeirinhos

    Cada grupo irá pesquisar as condições de vida dos ribeirinhos, como acesso à água, alimentos, moradia, educação e saúde. Após a pesquisa, devem apresentar suas descobertas para a turma.

  4. Etapa 4 - Análise da geografia e suas influências nas condições de vida dos ribeirinhos

    Apresente um mapa da região onde os ribeirinhos vivem e discuta como a geografia do local pode influenciar as condições de vida dos ribeirinhos. Os alunos deverão fazer anotações sobre as informações apresentadas.

  5. Etapa 5 - Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. Eles deverão preencher o modelo com as informações aprendidas até agora.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir as informações apreendidas e preencher o modelo de Dinâmica dos 3 Qs. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    O professor irá fazer uma reflexão sobre a atividade realizada, destacando a importância desses povos para a preservação da cultura e da biodiversidade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.
  • Promover a pesquisa em grupo e a discussão em sala de aula.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa em grupo e na discussão em sala de aula.
  • Criação de um modelo de Dinâmica dos 3 Qs completo e bem elaborado.
  • Apresentação clara e objetiva das conclusões do grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia da aula.
  • Estimular a pesquisa em grupo e a discussão em sala de aula.
  • Fazer uma reflexão sobre a importância da atividade.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre as condições de vida dos ribeirinhos.
  • Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e apresentar as conclusões para a turma.