Aula sobre Condicoes De Vida Dos Ribeirinhos
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A vida dos ribeirinhos é um tema muito importante e atual, pois muitas pessoas vivem nas margens dos rios e lagos no Brasil. Essa população enfrenta muitos desafios, como a falta de acesso a serviços básicos, como saúde e educação, além de problemas ambientais, como a poluição dos rios e a degradação das áreas naturais. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as condições de vida dos ribeirinhos e como eles podem ser afetados pela geografia do local onde vivem. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, em que os alunos criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
Etapa 1 - Introdução
O professor irá apresentar o tema da aula e explicar o que são ribeirinhos e onde eles vivem. Em seguida, os alunos deverão assistir a um vídeo e pesquisar sobre o tema.Etapa 2 - Divisão da turma em grupos
Divida a turma em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 3 - Identificação das condições de vida dos ribeirinhos
Cada grupo irá pesquisar as condições de vida dos ribeirinhos, como acesso à água, alimentos, moradia, educação e saúde. Após a pesquisa, devem apresentar suas descobertas para a turma.Etapa 4 - Análise da geografia e suas influências nas condições de vida dos ribeirinhos
Apresente um mapa da região onde os ribeirinhos vivem e discuta como a geografia do local pode influenciar as condições de vida dos ribeirinhos. Os alunos deverão fazer anotações sobre as informações apresentadas.Etapa 5 - Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. Eles deverão preencher o modelo com as informações aprendidas até agora.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir as informações apreendidas e preencher o modelo de Dinâmica dos 3 Qs. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.Etapa 7 - Encerramento
O professor irá fazer uma reflexão sobre a atividade realizada, destacando a importância desses povos para a preservação da cultura e da biodiversidade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.
- Promover a pesquisa em grupo e a discussão em sala de aula.
- Estimular a criatividade dos alunos na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa em grupo e na discussão em sala de aula.
- Criação de um modelo de Dinâmica dos 3 Qs completo e bem elaborado.
- Apresentação clara e objetiva das conclusões do grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a metodologia da aula.
- Estimular a pesquisa em grupo e a discussão em sala de aula.
- Fazer uma reflexão sobre a importância da atividade.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre as condições de vida dos ribeirinhos.
- Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Participar ativamente da discussão em grupo e apresentar as conclusões para a turma.