Aula sobre Conectores Indicadores De Adicao

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Para contextualizar o assunto, você pode apresentar exemplos de textos ou frases em que os conectores indicadores de adição são utilizados, como, por exemplo: "Além disso, é importante lembrar que… ", "Também devemos considerar que… ", "Outro aspecto relevante é… ". Assim, pode explicar aos alunos a necessidade do uso desses conectores na construção de um texto coerente e eficiente.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e dos objetivos da aula

    Apresente o tema da aula e os objetivos a serem alcançados, utilizando as estratégias que julgar mais adequadas para a turma.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa conceitual em grupos

    Divida os alunos em grupos de até quatro pessoas, a fim de criarem um mapa conceitual que apresente a ideia central do tema e suas sub-ideias. Forneça o material necessário para a criação do mapa, como folhas sulfite, lápis e canetas.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Estimule a discussão entre os grupos para que os alunos troquem ideias e se ajudem mutuamente na criação dos mapas conceituais.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual aos demais colegas, explicando a ideia central do tema e suas sub-ideias.

  5. Etapa 5 - Feedback dos colegas

    Após a apresentação de cada grupo, os outros estudantes vão contribuir com sugestões e críticas construtivas para aprimorar ainda mais o mapa conceitual apresentado.

  6. Etapa 6 - Atividade individual de aplicação

    Cada aluno vai aplicar os conhecimentos adquiridos na aula escrevendo um texto que contenha pelo menos cinco conectores indicadores de adição.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a compreensão dos alunos acerca do tema, considerando os critérios estabelecidos previamente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de utilizar conectores indicadores de adição na construção da argumentação e intencionalidade discursiva;
  • Estimular o trabalho em equipe;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese.

Critérios de avaliação

  • Adequação ao tema proposto;
  • Coerência e coesão do texto;
  • Utilização correta dos conectores indicadores de adição.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula de forma clara e objetiva;
  • Orientar os alunos na criação dos mapas conceituais;
  • Estimular o diálogo entre os grupos e a troca de ideias;
  • Propor atividades que estimulem a aplicação dos conhecimentos adquiridos;
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação dos mapas conceituais;
  • Contribuir com ideias e críticas construtivas durante as apresentações dos mapas;
  • Escrever um texto que contenha conectores indicadores de adição;
  • Colaborar com os demais colegas durante a realização da atividade;
  • Ser responsável e comprometido com o processo educativo.