Aula sobre Conectores Indicadores De Adicao

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Antes de iniciar a aula, contextualize o assunto e informe aos alunos que eles vão aprender sobre conectores indicadores de adição e como eles são utilizados na construção de um texto argumentativo em inglês. Você pode usar exemplos de textos que utilizam conectores indicadores de adição para que os alunos entendam a importância dessas palavras na construção de um texto coeso e coerente.

  1. Etapa 1 - Chegada/Check-in

    Os alunos devem criar um modelo de registro de aprendizagem em seus cadernos para acompanhar seu aprendizado durante as próximas etapas. Eles devem criar um espaço para registrar suas expectativas em relação ao tema. Sugerimos o nome Chegada/Check-in para essa seção do registro.

  2. Etapa 2 - Apresentação dos conectores

    Apresente os diferentes tipos de conectores indicadores de adição, suas funções e exemplos de como utilizá-los em um texto. Os alunos podem fazer anotações nos cadernos e tirar dúvidas.

  3. Etapa 3 - Exercício em grupo

    Dividida os alunos em grupos para realizar um exercício prático de identificar conectores indicadores de adição nos textos que você fornecer. Cada grupo deve criar uma lista dos conectores encontrados e sua função.

  4. Etapa 4 - Criação de um texto

    Os grupos devem criar um texto argumentativo utilizando os conectores indicadores de adição que identificaram na etapa anterior. Você pode fornecer um tema para o texto ou os alunos podem escolher um tema de sua preferência.

  5. Etapa 5 - Correção dos textos

    Corrija os textos dos alunos e dê um feedback individual para cada grupo. O objetivo é ajudar os alunos a aprimorar seus textos e utilizar corretamente os conectores de adição.

  6. Etapa 6 - Saída/Check-out

    Os alunos devem registrar suas aprendizagens na aula, criando espaço para a Saída/Check-out no modelo de registro de aprendizagem. Eles devem refletir sobre o que aprenderam na aula e como isso pode ajudá-los a escrever textos mais coesos e coerentes em inglês.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de escrita em inglês;
  • Compreender a função dos conectores indicadores de adição na construção de um texto argumentativo;
  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta dos conectores indicadores de adição;
  • Coesão e coerência do texto;
  • Participação ativa na atividade em grupo.

Ações do professor

  • Contextualização do tema;
  • Apresentação dos conectores indicadores de adição e exemplos;
  • Correção dos textos e feedback individual.

Ações do aluno

  • Criar um modelo de registro de aprendizagem;
  • Participar do exercício em grupo;
  • Criar um texto argumentativo utilizando os conectores indicadores de adição identificados;
  • Refletir sobre o aprendizado na aula.