Aula sobre Conectores Indicadores De Adicao

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Explique para os alunos que os conectores são palavras ou expressões que criam conexões entre as diferentes partes de um texto, ajudando a construir uma argumentação coesa e coerente. Em particular, os conectores indicadores de adição são usados para acrescentar informação. É importante destacar que o uso correto desses conectores é fundamental para produzir um texto claro e objetivo.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Professor, explique aos alunos sobre a metodologia ativa de _Gamificação_ e como ela será aplicada durante a aula. Em seguida, divida os alunos em grupos e peça que escolham um representante para a equipe. Deixe claro que cada equipe terá como objetivo criar um jogo para ensinar os conectores indicadores de adição.

  2. Etapa 2 - Brainstorm

    Em grupo, os alunos terão 10 minutos para criar uma lista de conectores que eles conhecem que são usados para adição. Forneça alguns exemplos para iniciar a lista.

  3. Etapa 3 - Desenvolvimento do jogo

    Cada equipe terá 20 minutos para criar um jogo sobre os conectores indicadores de adição. Eles deverão incluir campos como: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?. Os grupos também terão que pensar em uma forma didática para ensinar cada um dos conectores.

  4. Etapa 4 - Compartilhamento

    Cada equipe terá 5 minutos para apresentar o jogo criado aos seus colegas de classe.

  5. Etapa 5 - Jogo em ação

    Cada equipe jogará os jogos criados pelas outras equipes para que eles possam aprender sobre os conectores indicadores de adição.

  6. Etapa 6 - Produção textual

    Os alunos terão que escrever um texto usando os conectores indicadores de adição que aprenderam durante a aula.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o trabalho dos alunos com base na participação da atividade em grupo, qualidade do jogo e uso correto dos conectores.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de escrita e leitura.
  • Aprender a usar conectores indicadores de adição corretamente.
  • Trabalhar em equipe para criar um jogo educativo.

Critérios de avaliação

  • Participação nas atividades em grupo.
  • Qualidade do jogo criado pela equipe.
  • Uso adequado dos conectores indicadores de adição no texto produzido.

Ações do professor

  • Fornecer exemplos e instruções sobre os conectores indicadores de adição.
  • Facilitar as atividades em grupo.
  • Avaliar o trabalho dos alunos e fornecer feedback.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe para criar um jogo educativo.
  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Escrever um texto usando os conectores indicadores de adição aprendidos.