Aula sobre Conectores Indicadores De Adicao

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Inicie a aula explicando que conectores são palavras ou expressões que ligam ideias e informações em um texto, tornando-o mais coeso e coerente. Apresente o objetivo da aula, que é desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese como auxiliares na construção da argumentação e intencionalidade discursiva. Faça uma revisão rápida dos conectores que já foram estudados em aulas anteriores.

  1. Etapa 1 - Exemplos Práticos

    Distribua textos para os alunos e peça que eles identifiquem os conectores presentes no texto. Discuta em grupo as funções dos conectores em cada trecho do texto e dê exemplos de frases que seriam diferentes sem o uso dos conectores indicadores de adição.

  2. Etapa 2 - Estudo dos Conectores Indicadores de Adição

    Explique aos alunos que os conectores indicadores de adição são aqueles que ligam ideias de adição, soma ou ampliação de algo que já foi dito. Em seguida, faça uma lista dos conectores indicadores de adição, como: e, além disso, também, outrossim, igualmente, entre outros, e peça que os alunos anotem os conectores e suas funções em um caderno.

  3. Etapa 3 - Rotação por Estações - Dinâmica dos 3 Qs

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e crie estações com atividades distintas, como: organizar palavras em ordem alfabética e usar conectores indicadores de adição para formar frases que façam sentido; montar um quebra-cabeça de frases já prontas e identificar o conector indicador de adição presente em cada uma delas.

    Forme grupos e crie frases utilizando conectores indicadores de adição e apresente as frases ao restante da turma.


  4. Etapa 4 - Criando o Modelo dos 3 Qs

    Explique aos alunos que o modelo dos 3 Qs é uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade que será desenvolvida. Peça que eles criem um modelo com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal”. Explique, também, a importância de fazer uma autocrítica de desempenho e de como essa avaliação pode ser útil para o desenvolvimento individual e coletivo.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos Trabalhos em Grupo

    Peça que os grupos apresentem as frases criadas utilizando os conectores indicadores de adição para a turma e incentive que eles falem sobre as dificuldades e facilidades encontradas durante a atividade.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Peça que os alunos preencham o modelo dos 3 Qs, avaliando a atividade realizada em grupo e individualmente. Realize uma avaliação somativa avaliando a habilidade dos alunos em utilizar corretamente os conectores indicadores de adição, e uma formativa, analisando o desempenho e o feedback dado pelos alunos em relação à atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese como auxiliares na construção da argumentação e intencionalidade discursiva.
  • Desenvolver a habilidade de avaliação e autocrítica dos alunos.
  • Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta dos conectores indicadores de adição.
  • Atividades realizadas em grupo e individualmente.
  • Feedback sobre as dificuldades e facilidades encontradas durante a atividade.

Ações do professor

  • Explicar e tirar dúvidas sobre o objetivo da aula.
  • Corrigir possíveis equívocos dos alunos.
  • Incentivar o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.

Ações do aluno

  • Identificar conectores indicadores de adição nos textos.
  • Participar das atividades propostas em grupo e individualmente.
  • Preencher o modelo dos 3 Qs avaliando a atividade realizada.