Aula sobre Conectores Indicadores De Condicao

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Apresente o tema e os subtópicos a serem trabalhados, explicando que os conectores são palavras ou expressões que auxiliam na construção da argumentação e intencionalidade discursiva.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Forneça aos alunos exemplos práticos de como utilizar conectores indicadores de condição em textos e discursos. Também é possível fazer o caminho oposto, apresentando situações do cotidiano para que os alunos façam uso desses conectores em diálogos e conversas informais.

  2. Etapa 2 - Apresentação sobre conectores

    Explique aos alunos que eles vão criar, em grupos, uma apresentação sobre conectores contendo elementos essenciais fornecidos pelo professor (situação, conector, exemplo de aplicação).

  3. Etapa 3 - Avaliação por pares

    Cada grupo será responsável por avaliar o desempenho de outro grupo com base nos critérios estabelecidos pelo professor, tomando por base um modelo de avaliação por pares.

  4. Etapa 4 - Encerramento

    Professor(a), finalize a atividade resumindo o aprendizado sobre os conectores abordados na aula, seus usos e também tire dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de utilizar conectores indicadores para construir apresentações.
  • Desenvolvimento da habilidade de avaliar o desempenho de outros grupos.
  • Desenvolvimento da habilidade de trabalhar em grupo.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo durante a apresentação.
  • Construção dos argumentos apresentados.
  • Habilidade de comunicação e apresentação.
  • Desempenho geral na apresentação.
  • Uso correto e adequado dos conectores indicadores.

Ações do professor

  • Explicar e contextualizar o tema.
  • Auxiliar na organização dos grupos.
  • Fornecer feedbacks e orientações durante o processo.

Ações do aluno

  • Organizar-se em grupo.
  • Criar o modelo de avaliação por pares.
  • Preparar a apresentação sobre conectores.
  • Participar da avaliação do desempenho dos outros grupos.