Aula sobre Conectores Indicadores De Condicao
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
- Se você estudar, irá bem na prova.
- Desde que esteja chovendo, eu não sairei de casa.
- A menos que você me ajude, não conseguirei terminar a tarefa.
Etapa 1 -
Apresentação da temática e explicação dos objetivos da atividade.Etapa 2 -
Divisão da turma em grupos de 4 a 5 alunos.Cada grupo deve criar um mapa conceitual sobre conectores indicadores de condição, contemplando a ideia central (conectores indicadores de condição) e 8 sub-ideias (exemplos de conectores indicadores de condição). O mapa também deve conter exemplos práticos de uso desses conectores.
Etapa 3 -
Após a criação do mapa, os grupos devem apresentá-lo para a turma em forma de seminário.Os demais grupos devem avaliar e dar feedback sobre a apresentação do grupo, de acordo com critérios de avaliação fornecidos pelo professor.
Etapa 4 -
Professor(a), tire dúvidas, faça o encerramento da aula e avalie o processo de aprendizagem.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em criar um mapa conceitual de forma colaborativa.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em apresentar de forma clara e objetiva o conteúdo estudado.
- Estimular a criatividade dos alunos na criação de exemplos práticos para os conectores.
Critérios de avaliação
- Clareza e objetividade na apresentação do conteúdo.
- Utilização do mapa conceitual de forma adequada.
- Criatividade dos exemplos utilizados.
- Participação e colaboração do grupo.
Ações do professor
- Explicar claramente a temática e objetivos da aula.
- Orientar os grupos na criação do mapa conceitual.
- Avaliar os critérios de avaliação e dar feedback aos grupos.
- Incentivar a participação e colaboração dos alunos.
- Conduzir a avaliação final da aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente da aula.
- Contribuir na criação do mapa conceitual.
- Preparar e apresentar a temática de forma clara e objetiva.
- Avaliar e dar feedback aos demais grupos.
- Colaborar com o grupo para atender aos critérios de avaliação.