Aula sobre Conectores Indicadores De Condicao
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
Antes de iniciar a atividade, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que conectores são palavras ou expressões que procuram unir duas ou mais ideias em um texto, e que os conectores de condição indicam uma relação de causa e efeito.
Dê exemplos de conectores indicadores de condição: se, caso, desde que, contanto que, entre outras.
Etapa 1 - Apresentação do problema
Professor, apresente um problema para os alunos, preferencialmente que seja real e relevante para os alunos. Por exemplo:Como convencer o diretor a permitir a instalação de uma horta orgânica na escola?
Etapa 2 - Geração de alternativas
Os alunos irão trabalhar em grupos para pensar em alternativas para resolver o problema. Cada grupo deve apresentar pelo menos três alternativas diferentes.Etapa 3 - Seleção da solução
Os grupos irão selecionar a melhor alternativa para resolver o problema. Eles devem justificar a escolha usando conectores indicadores de condição.Etapa 4 - Criação do diário de bordo
Cada grupo deve criar um diário de bordo, no qual irão registrar o problema, as alternativas geradas, a solução escolhida e a justificativa da escolha. O diário deve ser criado em um caderno ou fichário.Etapa 5 - Revisão
Os grupos irão revisar o conteúdo de seu diário de bordo com o professor, que dará feedback e sugestões de melhoria, se necessário.Etapa 6 - Apresentação final
Os grupos devem apresentar seu diário de bordo para a turma, explicando qual foi o problema, quais as alternativas geradas, qual a solução escolhida e a justificativa da escolha, usando os conectores indicadores de condição durante a apresentação.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolvimento da habilidade de utilizar conectores indicadores de condição na construção da argumentação e intencionalidade discursiva
- Fomentar o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico
Critérios de avaliação
- Uso correto e adequado dos conectores indicadores de condição em todas as etapas do diário de bordo.
- Criatividade na geração de alternativas para resolver o problema apresentado.
- Justificativa bem fundamentada da solução escolhida.
- Organização e clareza na apresentação do diário de bordo.
- Trabalho em grupo e colaboração entre os alunos.
Ações do professor
- Apresentar o problema e orientar os alunos para a atividade.
- Fornecer feedback e orientação aos grupos durante a atividade.
- Estimular a participação e o trabalho em grupo.
- Avaliar o diário de bordo e a apresentação final dos grupos.
- Contextualizar o assunto e fornecer exemplos práticos.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo para gerar alternativas para o problema apresentado.
- Selecionar a melhor alternativa e justificar a escolha usando conectores indicadores de condição.
- Criar um diário de bordo, registrando todas as etapas da atividade.
- Revisar o diário de bordo com o professor e fazer as correções necessárias.
- Apresentar o diário de bordo para a turma, utilizando conectores indicadores de condição.