Aula sobre Conectores Indicadores De Condicao
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
Para introduzir o tema, comece relembrando o que são conectores e como eles são utilizados na língua inglesa. Em seguida, explique que os conectores de condição indicam um obstáculo ou uma restrição para a ação que está sendo mencionada.
Exemplos de conectores de condição: if, unless, in case of, entre outros.
Etapa 1 - Introdução ao tema (10 minutos)
Apresente o tema e introduza os conectores indicadores de condição. Em seguida, faça uma breve revisão dos conectores em geral e suas funções.Etapa 2 - Estudo de Caso (20 minutos)
Professor(a), proponha um estudo de caso que envolva uma situação com uma condição a ser satisfeita para que uma ação seja realizada. Por exemplo, trazendo para a realidade do contexto escolar: proponha uma situação em que os alunos precisem fazer uma tarefa em grupo, mas só com a condição de que todos participem igualmente.Oriente os alunos a analisarem a situação e a identificarem onde aparece o uso de conectores indicadores de condição.
Etapa 3 - Discussão em Grupo (20 minutos)
Organize a turma em grupos para que os alunos discutam as condições apresentadas no estudo de caso e identifiquem os conectores indicadores de condição.Etapa 4 - Criação de Infográfico (30 minutos)
Com as ideias discutidas em grupo, cada aluno deve criar um infográfico sobre o estudo de caso, utilizando um modelo fornecido pelo professor. O infográfico deve conter lacunas a serem preenchidas com os conectores indicadores de condição identificados.Etapa 5 - Apresentação dos Infográficos (20 minutos)
Cada grupo apresenta o seu infográfico e explica como os conectores indicadores de condição foram preenchidos nas lacunas.Etapa 6 - Avaliação em Grupo (20 minutos)
Cada grupo avalia a apresentação dos outros grupos com base em critérios previamente definidos pelo professor.Etapa 7 - Conclusão (10 minutos)
O professor encerra a aula destacando a importância dos conectores indicadores de condição e faz uma revisão dos principais conceitos e conectores apresentados durante a aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar conectores indicadores de condição em Inglês.
- Estimular o pensamento crítico e o trabalho em grupo.
- Aprender a expressar ideias e opiniões de forma clara e objetiva.
Critérios de avaliação
- Identificação correta do uso dos conectores indicadores de condição no estudo de caso.
- Clareza na apresentação do infográfico.
- Participação efetiva e colaborativa na discussão em grupo.
Ações do professor
- Criar um estudo de caso apropriado para a turma.
- Fornecer o modelo de infográfico.
- Orientar a análise dos conectores indicadores de condição e a construção do infográfico.
- Avaliar a participação dos alunos.
- Realizar a revisão dos conteúdos apresentados.
Ações do aluno
- Analisar a situação apresentada no estudo de caso e identificar os conectores indicadores de condição.
- Preencher as lacunas do infográfico com os conectores indicadores de condição.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Apresentar o infográfico de forma clara e objetiva.
- Avaliar as apresentações dos outros grupos.