Aula sobre Conectores Indicadores De Condicao

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Para introduzir o tema, comece relembrando o que são conectores e como eles são utilizados na língua inglesa. Em seguida, explique que os conectores de condição indicam um obstáculo ou uma restrição para a ação que está sendo mencionada.

Exemplos de conectores de condição: if, unless, in case of, entre outros.


  1. Etapa 1 - Introdução ao tema (10 minutos)

    Apresente o tema e introduza os conectores indicadores de condição. Em seguida, faça uma breve revisão dos conectores em geral e suas funções.

  2. Etapa 2 - Estudo de Caso (20 minutos)

    Professor(a), proponha um estudo de caso que envolva uma situação com uma condição a ser satisfeita para que uma ação seja realizada. Por exemplo, trazendo para a realidade do contexto escolar: proponha uma situação em que os alunos precisem fazer uma tarefa em grupo, mas só com a condição de que todos participem igualmente.

    Oriente os alunos a analisarem a situação e a identificarem onde aparece o uso de conectores indicadores de condição.


  3. Etapa 3 - Discussão em Grupo (20 minutos)

    Organize a turma em grupos para que os alunos discutam as condições apresentadas no estudo de caso e identifiquem os conectores indicadores de condição.

  4. Etapa 4 - Criação de Infográfico (30 minutos)

    Com as ideias discutidas em grupo, cada aluno deve criar um infográfico sobre o estudo de caso, utilizando um modelo fornecido pelo professor. O infográfico deve conter lacunas a serem preenchidas com os conectores indicadores de condição identificados.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos Infográficos (20 minutos)

    Cada grupo apresenta o seu infográfico e explica como os conectores indicadores de condição foram preenchidos nas lacunas.

  6. Etapa 6 - Avaliação em Grupo (20 minutos)

    Cada grupo avalia a apresentação dos outros grupos com base em critérios previamente definidos pelo professor.

  7. Etapa 7 - Conclusão (10 minutos)

    O professor encerra a aula destacando a importância dos conectores indicadores de condição e faz uma revisão dos principais conceitos e conectores apresentados durante a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar conectores indicadores de condição em Inglês.
  • Estimular o pensamento crítico e o trabalho em grupo.
  • Aprender a expressar ideias e opiniões de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta do uso dos conectores indicadores de condição no estudo de caso.
  • Clareza na apresentação do infográfico.
  • Participação efetiva e colaborativa na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Criar um estudo de caso apropriado para a turma.
  • Fornecer o modelo de infográfico.
  • Orientar a análise dos conectores indicadores de condição e a construção do infográfico.
  • Avaliar a participação dos alunos.
  • Realizar a revisão dos conteúdos apresentados.

Ações do aluno

  • Analisar a situação apresentada no estudo de caso e identificar os conectores indicadores de condição.
  • Preencher as lacunas do infográfico com os conectores indicadores de condição.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Apresentar o infográfico de forma clara e objetiva.
  • Avaliar as apresentações dos outros grupos.