Aula sobre Conectores Indicadores De Condicao
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Para começar, apresente situações reais em que os conectores indicadores de condição (if, unless, in case of) são utilizados no cotidiano.
Etapa 1 -
Apresente o objetivo da aula, que será criar um jogo de tabuleiro sobre "Conectores indicadores de condição". Para isso, cada grupo receberá uma folha e deverá desenhar um tabuleiro com 51 casas sobre o tema.Etapa 2 -
Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo deve ter um líder e um secretário.O líder do grupo deve apresentar a sugestão de cores e formas para o tabuleiro.
O secretário do grupo será responsável por anotar tudo o que foi criado.
Tanto o líder como o secretário e os demais integrantes do grupo devem colaborar na criação das regras do jogo e das cartas com perguntas e ações sobre o tema.
Etapa 3 -
Cada grupo deverá apresentar o jogo criado ao restante da turma. Os outros grupos poderão fazer perguntas e avaliar o jogo, dando sugestões para melhorar o jogo.Etapa 4 -
Os alunos devem jogar o jogo criado em grupo para aplicar o que foi aprendido.Etapa 5 -
Professor(a), faça uma revisão dos conectores indicadores de condição.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar conectores indicadores de condição para construir uma argumentação coerente e com intencionalidade discursiva.
- Promover a criatividade e trabalho em equipe.
- Desenvolver habilidades cognitivas de análise, síntese e avaliação.
Critérios de avaliação
- Coerência de argumentação e intencionalidade discursiva.
- Aplicação correta dos conectores indicadores de condição no jogo de tabuleiro.
- Criatividade e originalidade do jogo.
Ações do professor
- Comunicar claramente os objetivos da aula.
- Dar liberdade para que os alunos expressem sua criatividade.
- Dar feedback sobre as regras e o jogo criado.
Ações do aluno
- Trabalhar em equipe para criar o jogo de tabuleiro.
- Apresentar ao restante da turma a sua proposta de jogo.
- Jogar em grupo para aplicar o que foi aprendido.