Aula sobre Conectores Indicadores De Condicao

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Os conectores que indicam condição são muito importantes para construir frases com a ideia de causa e consequência, o que é essencial para a construção de um argumento. Por exemplo:

- Desde que eu estude, vou passar na prova.

- Caso chova, eu não vou à praia.

- Se você chegar no horário, poderá participar da reunião.


  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Cada estudante deverá acessar um conteúdo sobre conectores indicadores de condição previamente enviado pelo professor. Pode ser um vídeo, uma apostila, etc. O objetivo é que os alunos tenham um primeiro contato com o assunto antes da aula, na metodologia de sala de aula invertida.

  2. Etapa 2 - Organização

    Divida a turma em grupos e distribua, para cada grupo, um cartaz em branco e canetas coloridas.

  3. Etapa 3 - Construção do modelo

    Cada grupo deverá criar um modelo da Dinâmica dos 3 Qs, com os campos:

    \- Que bom

    \- Que pena

    \- Que tal

    Esses campos serão utilizados pelos alunos como ferramenta de avaliação ao final da atividade.


  4. Etapa 4 - Exercício prático

    Professor(a), apresente uma lista com frases que tenham conectores indicadores de condição. A partir dessa lista, os alunos devem criar uma nova frase, que utilize o mesmo conectivo mas tenha uma ideia diferente.

    Por exemplo:

    Frase original: Se eu ganhar na loteria, vou comprar um carro novo.

    Nova frase criada pelo aluno: Se eu ganhar na loteria, vou viajar o mundo inteiro.


  5. Etapa 5 - Compartilhamento

    Cada grupo deverá apresentar, no cartaz, as frases que criaram na atividade prática. Peça que eles expliquem o uso dos conectores em cada frase.

  6. Etapa 6 - Feedback

    Os alunos deverão avaliar a atividade preenchendo o modelo da Dinâmica dos 3 Qs nos cartazes. O professor deve coletar os cartazes e dar uma devolutiva.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades em construção de argumentos;
  • Estimular a participação em grupo;
  • Estimular a criatividade na criação de novas frases com conectores indicadores de condição.

Critérios de avaliação

  • Correta utilização dos conectores indicadores de condição;
  • Criatividade na criação de novas frases;
  • Participação em grupo.

Ações do professor

  • Organizar a turma em grupos;
  • Disponibilizar o conteúdo previamente para os alunos;
  • Apresentar a lista de frases e explicar o uso dos conectores.

Ações do aluno

  • Acessar o conteúdo previamente enviado pelo professor;
  • Criar o modelo da Dinâmica dos 3 Qs;
  • Participar da atividade prática em grupo.