Aula sobre Conectores Indicadores De Oposicao Contraste

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Inicie a aula explicando o que são conectores e apresentando os conectores indicadores de oposição/contraste. Discuta a importância desses conectores no desenvolvimento da argumentação e na intencionalidade discursiva.

Dê exemplos práticos, como um texto ou vídeo que contenha conectores indicadores de oposição/contraste. Então, discuta em grupo como esses conectores auxiliam na construção do argumento.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualiza o assunto, explicando o que são conectores e seus tipos.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em Grupo

    Divida a turma em grupos e entregue aos alunos uma lista de frases com conectores indicadores de oposição/contraste. Peça que os alunos pesquisem e discutam em grupo o significado dos conectores.

  3. Etapa 3 - Elaboração do Modelo de Avaliação por Pares

    Entregue aos alunos um modelo de avaliação por pares e peça que eles, em grupo, elaborem um documento contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, e desempenho geral.

  4. Etapa 4 - Pesquisa Individual

    Peça que cada aluno pesquise e anote frases em que os conectores indicadores de oposição/contraste foram utilizados em textos previamente selecionados.

  5. Etapa 5 - Avaliação Por Pares

    Peça que cada grupo avalie o trabalho dos outros grupos, utilizando o modelo de avaliação por pares elaborado na etapa 3.

Intencionalidades pedagógicas

  • Criar um modelo de avaliação por pares para o projeto
  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo
  • Desenvolver a habilidade de pesquisa individual
  • Pesquisar e anotar frases que apresentam os conectores indicadores de oposição/contraste

Critérios de avaliação

  • Correta elaboração do modelo de avaliação por pares
  • Participação ativa na elaboração em grupo
  • Anotação correta das frases que apresentam os conectores

Ações do professor

  • Distribuir o modelo de avaliação por pares
  • Explicar como funciona o processo de avaliação por pares
  • Auxiliar os alunos na elaboração do documento, caso necessário
  • Selecionar previamente textos para a pesquisa dos alunos

Ações do aluno

  • Trabalhar em conjunto com os colegas de grupo
  • Elaborar o modelo de avaliação por pares
  • Prestar atenção na explicação do professor