Aula sobre Conectores Indicadores De Oposicao Contraste
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Inicialmente, contextualize o tema, explicando o significado dos conectores indicadores de oposição/contraste e sua importância na construção do discurso argumentativo. É fundamental dar exemplos práticos de situações do cotidiano em que esses conectores são utilizados, para tornar o conteúdo mais próximo da realidade dos alunos.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema "Conectores indicadores de oposição/contraste" e sua importância para a construção do discurso argumentativo. Os alunos devem anotar as informações mais relevantes.Etapa 2 - Mapa conceitual
Divida a turma em duplas. Entregue uma folha sulfite e canetas coloridas para cada grupo.Oriente cada dupla a criar um mapa conceitual sobre o tema “conectores indicadores de oposição/contraste”, contendo esta ideia central e 8 exemplos de aplicações, para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 3 - Troca dos Mapas
Cada dupla deve trocar o seu mapa com o de outra dupla, para analisar o trabalho realizado pelos colegas, identificar possíveis erros ou omissões e sugerir melhorias.Etapa 4 - Socialização
Escolha alguns mapas para serem socializados com toda a turma. Os grupos escolhidos devem apresentar seus mapas e explicam como chegaram às conclusões apresentadas.Etapa 5 - Encerramento
Retome a importância dos conectores indicadores de oposição/contraste na construção do discurso argumentativo e alguns dos exemplos práticos criados pelos estudantes.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar conectores indicadores de oposição/contraste na construção do discurso argumentativo.
- Elaborar um mapa conceitual sobre o tema apresentado.
- Discutir a importância dos conectores indicadores de oposição/contraste na construção do discurso argumentativo.
Critérios de avaliação
- Capacidade de identificar e utilizar corretamente os conectores indicadores de oposição/contraste.
- Qualidade e clareza do mapa conceitual elaborado.
- Participação ativa nas discussões e colaboração com os colegas.
Ações do professor
- Contextualizar o tema, apresentando exemplos práticos.
- Dividir a turma em grupos para estimular a colaboração entre os colegas.
- Estimular a participação ativa dos alunos, incentivando a interação e a discussão.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Elaborar o mapa conceitual com clareza e organização.
- Interagir e colaborar com os colegas durante as discussões.