Aula sobre Conectores Indicadores De Oposicao Contraste

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Inicialmente, contextualize o tema, explicando o significado dos conectores indicadores de oposição/contraste e sua importância na construção do discurso argumentativo. É fundamental dar exemplos práticos de situações do cotidiano em que esses conectores são utilizados, para tornar o conteúdo mais próximo da realidade dos alunos.


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Conectores indicadores de oposição/contraste" e sua importância para a construção do discurso argumentativo. Os alunos devem anotar as informações mais relevantes.

  2. Etapa 2 - Mapa conceitual

    Divida a turma em duplas. Entregue uma folha sulfite e canetas coloridas para cada grupo.

    Oriente cada dupla a criar um mapa conceitual sobre o tema “conectores indicadores de oposição/contraste”, contendo esta ideia central e 8 exemplos de aplicações, para desenvolver o tema e seus subtópicos.


  3. Etapa 3 - Troca dos Mapas

    Cada dupla deve trocar o seu mapa com o de outra dupla, para analisar o trabalho realizado pelos colegas, identificar possíveis erros ou omissões e sugerir melhorias.

  4. Etapa 4 - Socialização

    Escolha alguns mapas para serem socializados com toda a turma. Os grupos escolhidos devem apresentar seus mapas e explicam como chegaram às conclusões apresentadas.

  5. Etapa 5 - Encerramento

    Retome a importância dos conectores indicadores de oposição/contraste na construção do discurso argumentativo e alguns dos exemplos práticos criados pelos estudantes.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar conectores indicadores de oposição/contraste na construção do discurso argumentativo.
  • Elaborar um mapa conceitual sobre o tema apresentado.
  • Discutir a importância dos conectores indicadores de oposição/contraste na construção do discurso argumentativo.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de identificar e utilizar corretamente os conectores indicadores de oposição/contraste.
  • Qualidade e clareza do mapa conceitual elaborado.
  • Participação ativa nas discussões e colaboração com os colegas.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema, apresentando exemplos práticos.
  • Dividir a turma em grupos para estimular a colaboração entre os colegas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos, incentivando a interação e a discussão.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Elaborar o mapa conceitual com clareza e organização.
  • Interagir e colaborar com os colegas durante as discussões.