Aula sobre Conectores Indicadores De Oposicao Contraste

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Apresente exemplos práticos que mostrem a aplicação dos conectores indicadores de oposição/contraste em diferentes textos, como discursos políticos, artigos de opinião e reportagens.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie perguntando o que os alunos sabem sobre conectores indicadores de oposição/contraste. Peça para apontarem situações em que já utilizaram ou presenciaram o uso destes conectores.

  2. Etapa 2 - Contextualização

    Apresente exemplos práticos que mostrem a aplicação dos conectores indicadores de oposição/contraste em diferentes textos, como discursos políticos, artigos de opinião e reportagens.

  3. Etapa 3 - Modelo de registro de aprendizagem

    Professor, distribua para a turma um modelo de registro de aprendizagem, que deve conter os campos de Check-in e Check-out, e peça que os alunos usem este documento para registrar os conceitos aprendidos durante a aula.

  4. Etapa 4 - Atividade em grupo

    Divida os alunos em pequenos grupos para criarem frases ou pequenos textos que exemplifiquem o uso dos conectores indicadores de oposição/contraste.

    Cada grupo deve compartilhar suas produções com a turma.


  5. Etapa 5 - Debate em grupo

    Conduza um debate com toda a sala sobre as produções dos grupos, questionando a utilização adequada dos conectores indicadores de oposição/contraste em cada exemplo.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Finalize a aula solicitando que os alunos preencham o campo de Check-out no modelo de registro de aprendizagem, no qual deverão registrar o que aprenderam na aula e como pretendem utilizar estes conhecimentos em situações futuras.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de utilizar conectores indicadores de oposição/contraste na construção de argumentação e intencionalidade discursiva.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de se expressar de forma clara e coerente.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Utilização adequada dos conectores indicadores de oposição/contraste.
  • Produção de textos/exemplos que evidenciem o conhecimento adquirido.
  • Compreensão dos conceitos apresentados.
  • Preenchimento correto do modelo de registro de aprendizagem.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos sobre a utilização dos conectores indicadores de oposição/contraste.
  • Dividir os alunos em grupos e orientar as atividades propostas.
  • Conduzir o debate em grupo e questionar a utilização adequada dos conectores.
  • Avaliar a aprendizagem dos alunos com base nos critérios estabelecidos.
  • Orientar os alunos na elaboração e preenchimento do modelo de registro de aprendizagem.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas pelo professor.
  • Colaborar com os membros do grupo na criação de exemplos que utilizem conectores indicadores de oposição/contraste.
  • Demonstrar compreensão adequada dos conceitos apresentados.
  • Utilizar corretamente os conectores indicadores de oposição/contraste nas produções realizadas.
  • Preencher corretamente o modelo de registro de aprendizagem.