Aula sobre Conectores Indicadores De Oposicao Contraste
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Apresente exemplos práticos que mostrem a aplicação dos conectores indicadores de oposição/contraste em diferentes textos, como discursos políticos, artigos de opinião e reportagens.
Etapa 1 - Check-in
Inicie perguntando o que os alunos sabem sobre conectores indicadores de oposição/contraste. Peça para apontarem situações em que já utilizaram ou presenciaram o uso destes conectores.Etapa 2 - Contextualização
Apresente exemplos práticos que mostrem a aplicação dos conectores indicadores de oposição/contraste em diferentes textos, como discursos políticos, artigos de opinião e reportagens.Etapa 3 - Modelo de registro de aprendizagem
Professor, distribua para a turma um modelo de registro de aprendizagem, que deve conter os campos de Check-in e Check-out, e peça que os alunos usem este documento para registrar os conceitos aprendidos durante a aula.Etapa 4 - Atividade em grupo
Divida os alunos em pequenos grupos para criarem frases ou pequenos textos que exemplifiquem o uso dos conectores indicadores de oposição/contraste.Cada grupo deve compartilhar suas produções com a turma.
Etapa 5 - Debate em grupo
Conduza um debate com toda a sala sobre as produções dos grupos, questionando a utilização adequada dos conectores indicadores de oposição/contraste em cada exemplo.Etapa 6 - Check-out
Finalize a aula solicitando que os alunos preencham o campo de Check-out no modelo de registro de aprendizagem, no qual deverão registrar o que aprenderam na aula e como pretendem utilizar estes conhecimentos em situações futuras.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolvimento da habilidade de utilizar conectores indicadores de oposição/contraste na construção de argumentação e intencionalidade discursiva.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade de se expressar de forma clara e coerente.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Utilização adequada dos conectores indicadores de oposição/contraste.
- Produção de textos/exemplos que evidenciem o conhecimento adquirido.
- Compreensão dos conceitos apresentados.
- Preenchimento correto do modelo de registro de aprendizagem.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos sobre a utilização dos conectores indicadores de oposição/contraste.
- Dividir os alunos em grupos e orientar as atividades propostas.
- Conduzir o debate em grupo e questionar a utilização adequada dos conectores.
- Avaliar a aprendizagem dos alunos com base nos critérios estabelecidos.
- Orientar os alunos na elaboração e preenchimento do modelo de registro de aprendizagem.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas pelo professor.
- Colaborar com os membros do grupo na criação de exemplos que utilizem conectores indicadores de oposição/contraste.
- Demonstrar compreensão adequada dos conceitos apresentados.
- Utilizar corretamente os conectores indicadores de oposição/contraste nas produções realizadas.
- Preencher corretamente o modelo de registro de aprendizagem.