Aula sobre Conectores Indicadores De Oposicao Contraste

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Inicie explicando o tema "Conectores indicadores de oposição/contraste" e sua importância na construção da argumentação. Dê exemplos práticos que possam ser reconhecidos pelos alunos em contextos do dia a dia.

  1. Etapa 1 - Estudo de caso

    Proponha a leitura de um texto que apresente opiniões opostas. A partir desse texto, os alunos devem identificar os conectores de oposição/contraste usados e discutir a intencionalidade discursiva desse uso. O texto pode ser, por exemplo, um artigo de jornal ou uma crônica, desde que apresente um conflito de ideias.

  2. Etapa 2 - Elaboração do infográfico

    Divida a turma em grupos de até 5 alunos. Cada grupo deve criar um infográfico com o tema “conectores de oposição/contraste”. O infográfico deverá conter lacunas que deverão ser preenchidas com os conectores de oposição/contraste e suas respectivas explicações.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos infográficos

    Cada grupo deverá apresentar seu infográfico para a turma, explicando a escolha dos conectores e como preencheram as lacunas.

  4. Etapa 4 - Discussão e correção

    Após as apresentações, conduza uma discussão em que os alunos possam comparar os infográficos e identificar diferenças entre as escolhas de conectores de oposição/contraste. Corrija possíveis erros no uso dos conectores.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar os conectores indicadores de oposição/contraste em textos;
  • Sistematizar informações acerca de conectores indicadores de oposição/contraste em textos;
  • Utilizar os conectores de acordo com a intencionalidade discursiva.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos conectores de oposição/contraste;
  • Correção dos infográficos produzidos;
  • Participação ativa na atividade.

Ações do professor

  • Explicar e contextualizar o tema;
  • Orientar os alunos na produção dos infográficos;
  • Corrigir os erros dos alunos e explicar as escolhas corretas.

Ações do aluno

  • Identificar os conectores indicadores de oposição/contraste em textos;
  • Elaborar o infográfico com as lacunas preenchidas;
  • Participar ativamente da atividade.