Aula sobre Conectores Indicadores De Oposicao Contraste
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Exemplos de conectores indicadores de oposição/contraste são: but, however, although, despite, even though.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o assunto e explicar a importância dos conectores indicadores de oposição/contraste na construção de argumentos e na intencionalidade discursiva.Etapa 2 - Criação das estações
Crie estações de atividades em diferentes áreas da sala, ou seja, um conjunto de atividades diferentes, mas todas relacionadas ao uso dos conectores indicadores de oposição/contraste. Elas devem ser organizadas em rodízio, para que cada grupo passe por todas as estações._Exemplos de a__tividades para cada estação:_
_\- Jogo de cartas:_ Providencie cartas com frases que apresentem oposição/contraste. Os alunos devem identificar as palavras/expressões que indicam a oposição/contraste e registrar por escrito o sentido da frase.
_\- Texto lacunado:_ Providencie um texto que apresente lacunas, que os alunos precisam preencher com conectores indicadores de oposição/contraste.
_\- Debate:_ apresente um tema controverso e divida a turma em dois grupos. Cada grupo deve defender um ponto de vista usando os conectores indicadores de oposição/contraste para elaborar argumentos.
_\- Produção textual:_ apresente um tema e solicite que os alunos escrevam um texto argumentativo usando conectores indicadores de oposição/contraste.
Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs
Divida a turma em grupos para percorrerem cada estação. Ao final de cada estação, os alunos devem preencher um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos: que bom, que pena, que tal. Nesse modelo, os alunos devem avaliar cada atividade e expressar sugestões e opiniões sobre o que foi desenvolvido.Etapa 4 - Sistematização
Aproveite o momento de cada rotação dos grupos para explicar os conceitos apresentados em cada atividade e orientar os alunos sobre o uso correto dos conectores indicadores de oposição/contraste.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de usar conectores indicativos de oposição/contraste;
- Aprender a construir argumentos mais elaborados;
- Aprimorar a capacidade de compreensão de textos com opiniões/oposições diversas.
Critérios de avaliação
- Utilização correta dos conectores indicadores de oposição/contraste;
- Coerência e coesão no texto produzido;
- Participação ativa nas atividades propostas.
Ações do professor
- Apresentar o assunto e contextualizá-lo;
- Orientar os alunos nas atividades propostas;
- Explicar os conceitos apresentados em cada estação;
- Avaliar a participação e o desempenho dos alunos;
- Dar feedback sobre o que foi desenvolvido.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas;
- Usar corretamente os conectores indicadores de oposição/contraste;
- Expressar opiniões e sugestões sobre as atividades realizadas;
- Desenvolver o feedback na Dinâmica dos 3 Qs;
- Colaborar com a construção do conhecimento em grupo.