Aula sobre Conectores Indicadores De Oposicao Contraste

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Antes de começar, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que os conectores indicadores de oposição e contraste são palavras ou expressões que usamos para ligar duas ideias opostas. Isso ajuda a construir argumentos mais elaborados e a desenvolver a capacidade de compreender e expressar opiniões diferentes.

Exemplos de conectores indicadores de oposição/contraste são: but, however, although, despite, even though.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o assunto e explicar a importância dos conectores indicadores de oposição/contraste na construção de argumentos e na intencionalidade discursiva.

  2. Etapa 2 - Criação das estações

    Crie estações de atividades em diferentes áreas da sala, ou seja, um conjunto de atividades diferentes, mas todas relacionadas ao uso dos conectores indicadores de oposição/contraste. Elas devem ser organizadas em rodízio, para que cada grupo passe por todas as estações.

    _Exemplos de a__tividades para cada estação:_

    _\- Jogo de cartas:_ Providencie cartas com frases que apresentem oposição/contraste. Os alunos devem identificar as palavras/expressões que indicam a oposição/contraste e registrar por escrito o sentido da frase.

    _\- Texto lacunado:_ Providencie um texto que apresente lacunas, que os alunos precisam preencher com conectores indicadores de oposição/contraste.

    _\- Debate:_ apresente um tema controverso e divida a turma em dois grupos. Cada grupo deve defender um ponto de vista usando os conectores indicadores de oposição/contraste para elaborar argumentos.

    _\- Produção textual:_ apresente um tema e solicite que os alunos escrevam um texto argumentativo usando conectores indicadores de oposição/contraste.


  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs

    Divida a turma em grupos para percorrerem cada estação. Ao final de cada estação, os alunos devem preencher um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos: que bom, que pena, que tal. Nesse modelo, os alunos devem avaliar cada atividade e expressar sugestões e opiniões sobre o que foi desenvolvido.

  4. Etapa 4 - Sistematização

    Aproveite o momento de cada rotação dos grupos para explicar os conceitos apresentados em cada atividade e orientar os alunos sobre o uso correto dos conectores indicadores de oposição/contraste.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de usar conectores indicativos de oposição/contraste;
  • Aprender a construir argumentos mais elaborados;
  • Aprimorar a capacidade de compreensão de textos com opiniões/oposições diversas.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta dos conectores indicadores de oposição/contraste;
  • Coerência e coesão no texto produzido;
  • Participação ativa nas atividades propostas.

Ações do professor

  • Apresentar o assunto e contextualizá-lo;
  • Orientar os alunos nas atividades propostas;
  • Explicar os conceitos apresentados em cada estação;
  • Avaliar a participação e o desempenho dos alunos;
  • Dar feedback sobre o que foi desenvolvido.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Usar corretamente os conectores indicadores de oposição/contraste;
  • Expressar opiniões e sugestões sobre as atividades realizadas;
  • Desenvolver o feedback na Dinâmica dos 3 Qs;
  • Colaborar com a construção do conhecimento em grupo.