Aula sobre Conectores Indicadores De Oposicao Contraste
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Os conectores são palavras ou expressões usadas para estabelecer conexões entre partes de um texto, o que ajuda a dar coerência e coesão à mensagem e são muito importantes na construção de argumentos sólidos e bem fundamentados.
Professor, dê exemplos de conectores indicadores de oposição/contraste, como: but, however, although, despite, in spite of, nevertheless, yet.
Etapa 1 - Sala de Aula Invertida
Antes do dia desta atividade, os alunos devem ler um texto que contenha vários conectores indicadores de oposição/contraste.Para isso, disponibilize com antecedência um texto que seja do interesse dos alunos, como uma notícia, um artigo de opinião, um conto.
Etapa 2 - Introdução
Introduza o tema, explicando o que são conectores indicadores de oposição/contraste e qual é a sua importância na construção de argumentos. Dê alguns exemplos e destaque a diferença entre os conectores de oposição e os de contraste.Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs
Divida os alunos em grupos e forneça um modelo, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação para a atividade. O objetivo é que eles criem frases usando conectores de oposição/contraste para preencher os campos Que bom, Que pena e Que tal.Etapa 4 - Orientações para o trabalho em Grupo
Oriente os grupos sobre como preencher o modelo, destacando a importância de usar corretamente os conectores indicadores de oposição/contraste e de as frases criadas fazerem sentido. Circule pela sala para acompanhar o trabalho dos grupos, tirar dúvidas e dar orientações adicionais.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo apresenta suas frases para a turma, explicando o contexto em que foram criadas e a relação entre os conectores e as ideias apresentadas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar conectores indicadores de oposição/contraste para construir argumentos sólidos e bem fundamentados.
- Estimular o trabalho em grupo e a criatividade dos alunos na criação de frases utilizando conectores indicadores de oposição/contraste.
- Reforçar a importância de dar sentido às frases criadas e de usar corretamente os conectores.
Critérios de avaliação
- Uso correto dos conectores indicadores de oposição/contraste.
- Sentido das frases criadas.
- Criatividade na utilização dos conectores.
Ações do professor
- Planejar a aula e escolher um texto para a leitura prévia dos alunos.
- Explicar o tema e dar orientações para a atividade em grupos.
- Circular pela sala para acompanhar o trabalho dos grupos, esclarecer dúvidas e dar orientações adicionais.
Ações do aluno
- Ler o texto prévio para se familiarizar com os conectores indicadores de oposição/contraste.
- Trabalhar em grupo para criar as frases utilizando o modelo fornecido.
- Apresentar as frases criadas para a turma e avaliar a atividade usando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.