Aula sobre Conectores Indicadores De Sintese Conclusao
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
Para exemplificar o uso de conectores indicadores de síntese/conclusão, convide os estudantes a refletirem sobre a seguinte afirmativa:
"Praticar esportes é importante para a saúde".
Para construir uma argumentação a partir dessa afirmação, é possível usar o conector "portanto", para expressar uma relação de conclusão.
Assim, a frase ficaria: "Praticar esportes é importante para a saúde, _portanto_, deve ser incentivado na escola."
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e o objetivo a ser alcançado pelos alunos, que é entender os conectores como elementos importantes na construção da argumentação e da intencionalidade discursiva. Com eles, é possível estabelecer relações entre as ideias apresentadas e tornar a comunicação mais clara e objetiva.Para isso, você pode contar com uma apresentação oral, cartaz ou slide, com a descrição do objetivo.
Etapa 2 - Divisão dos grupos
Dividida os alunos em grupos de três ou quatro pessoas. Cada grupo escolherá um tema relacionado a “hábitos de vida saudável” (por exemplo, prática de esportes, alimentação, saúde mental), a fim de criar o diário de bordo.Etapa 3 - Geração de alternativas
Cada grupo deverá levantar possíveis soluções para o problema escolhido. É importante que as alternativas sejam coerentes com o tema e viabilizem o uso dos conectores indicadores de síntese/conclusão.Etapa 4 - Escolha da solução
Cada grupo deve observar as alternativas propostas e selecionar a melhor solução para o problema levantado. É importante que a escolha seja justificada com o uso dos conectores indicadores de síntese/conclusão.Etapa 5 - Criação do diário de bordo
Com a escolha da solução, cada grupo deve adicionar no diário de bordo as informações sobre o problema, as alternativas levantadas e a solução escolhida. É importante que o diário seja claro e objetivo e que os conectores indicadores de síntese/conclusão sejam utilizados corretamente para a construção da argumentação.Etapa 6 - Socialização dos diários de bordo
Cada grupo deve apresentar seu diário de bordo para a turma. É importante que todos os alunos estejam atentos e questionem os demais grupos, estimulando a discussão e promovendo a aprendizagem coletiva.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de argumentação e intencionalidade discursiva.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Promover a aprendizagem coletiva e a troca de conhecimentos.
Critérios de avaliação
- Uso correto dos conectores indicadores de síntese/conclusão.
- Clareza e objetividade do diário de bordo.
- Participação na discussão coletiva.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e o objetivo a ser alcançado pelos alunos.
- Orientar a divisão dos grupos e o levantamento de alternativas.
- Fazer intervenções pedagógicas para corrigir erros e auxiliar os alunos na construção da argumentação.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo e escolher um tema de interesse.
- Levantar possíveis soluções e escolher a melhor alternativa a ser apresentada no diário de bordo.
- Socializar o diário de bordo com a turma e discutir as soluções apresentadas pelos demais grupos.