Aula sobre Conectores Indicadores De Sintese Conclusao

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Explique que a atividade abordará os conectores indicadores de síntese/conclusão e como utilizá-los corretamente no discurso.

Para exemplificar o uso de conectores indicadores de síntese/conclusão, convide os estudantes a refletirem sobre a seguinte afirmativa:

"Praticar esportes é importante para a saúde".

Para construir uma argumentação a partir dessa afirmação, é possível usar o conector "portanto", para expressar uma relação de conclusão.

Assim, a frase ficaria: "Praticar esportes é importante para a saúde, _portanto_, deve ser incentivado na escola."


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e o objetivo a ser alcançado pelos alunos, que é entender os conectores como elementos importantes na construção da argumentação e da intencionalidade discursiva. Com eles, é possível estabelecer relações entre as ideias apresentadas e tornar a comunicação mais clara e objetiva.

    Para isso, você pode contar com uma apresentação oral, cartaz ou slide, com a descrição do objetivo.


  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Dividida os alunos em grupos de três ou quatro pessoas. Cada grupo escolherá um tema relacionado a “hábitos de vida saudável” (por exemplo, prática de esportes, alimentação, saúde mental), a fim de criar o diário de bordo.

  3. Etapa 3 - Geração de alternativas

    Cada grupo deverá levantar possíveis soluções para o problema escolhido. É importante que as alternativas sejam coerentes com o tema e viabilizem o uso dos conectores indicadores de síntese/conclusão.

  4. Etapa 4 - Escolha da solução

    Cada grupo deve observar as alternativas propostas e selecionar a melhor solução para o problema levantado. É importante que a escolha seja justificada com o uso dos conectores indicadores de síntese/conclusão.

  5. Etapa 5 - Criação do diário de bordo

    Com a escolha da solução, cada grupo deve adicionar no diário de bordo as informações sobre o problema, as alternativas levantadas e a solução escolhida. É importante que o diário seja claro e objetivo e que os conectores indicadores de síntese/conclusão sejam utilizados corretamente para a construção da argumentação.

  6. Etapa 6 - Socialização dos diários de bordo

    Cada grupo deve apresentar seu diário de bordo para a turma. É importante que todos os alunos estejam atentos e questionem os demais grupos, estimulando a discussão e promovendo a aprendizagem coletiva.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de argumentação e intencionalidade discursiva.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a aprendizagem coletiva e a troca de conhecimentos.

Critérios de avaliação

  • Uso correto dos conectores indicadores de síntese/conclusão.
  • Clareza e objetividade do diário de bordo.
  • Participação na discussão coletiva.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e o objetivo a ser alcançado pelos alunos.
  • Orientar a divisão dos grupos e o levantamento de alternativas.
  • Fazer intervenções pedagógicas para corrigir erros e auxiliar os alunos na construção da argumentação.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo e escolher um tema de interesse.
  • Levantar possíveis soluções e escolher a melhor alternativa a ser apresentada no diário de bordo.
  • Socializar o diário de bordo com a turma e discutir as soluções apresentadas pelos demais grupos.