Aula sobre Conectores Indicadores De Sintese Conclusao
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
É interessante também criar uma lista dos conectores com seus respectivos exemplos.
Etapa 1 - Grupos
Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e distribua uma folha de papel sulfite para cada grupo. Peça que escrevam um texto argumentativo em conjunto, utilizando pelo menos 3 conectores indicadores de síntese/conclusão.Cada grupo deverá apresentar sua produção ao final da atividade.
Etapa 2 - Modelos de Avaliação
Explique aos alunos o que é uma avaliação por pares e como funciona a Metodologia de Aprendizagem entre Pares.Para isso, cada grupo deve criar um modelo de avaliação com critérios de avaliação para serem utilizados na próxima atividade, por exemplo: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.
Cada critério deverá ser avaliado com uma nota numa escala de 1 a 5.
Etapa 3 - Avaliação pelos Pares
Peça que cada grupo avalie as apresentações dos outros grupos utilizando o modelo criado na atividade anterior.Explique que essa avaliação deve ser justa e objetiva, ou seja, com base nos critérios que foram definidos previamente.
Etapa 4 - Discussão
Após a avaliação, faça uma discussão em sala de aula sobre os resultados e os pontos positivos e negativos de cada apresentação. Peça aos alunos que comentem sobre os critérios de avaliação utilizados pelos grupos e questione-os sobre a importância da intencionalidade discursiva.Etapa 5 - Reforço sobre Conectores Indicadores de Síntese/Conclusão
Após a discussão em sala de aula, faça uma revisão sobre os conectores indicadores de síntese/conclusão, destacando a importância de utilizá-los corretamente na construção de argumentos e na intencionalidade discursiva.Etapa 6 - Encerramento
Finalize a aula com uma atividade de revisão, fazendo com que cada aluno escreva uma pequena redação utilizando pelo menos dois conectores indicadores de síntese/conclusão.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de escrita e fala dos alunos.
- Incentivar a aprendizagem colaborativa e a avaliação por pares.
- Reforçar a importância do uso adequado dos conectores indicadores de síntese/conclusão na construção da argumentação e na intencionalidade discursiva.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
Ações do professor
- Apresentação dos conectores indicadores de síntese/conclusão.
- Divisão da turma em grupos.
- Criação do modelo de avaliação.
- Avaliação pelos pares.
- Reforço aos conectores indicadores de síntese/conclusão.
Ações do aluno
- Produção de texto argumentativo em grupo.
- Criação do modelo de avaliação.
- Avaliação pelos pares.
- Participação na discussão em sala de aula.
- Revisão da escrita individual com conexões de síntese e conclusão.