Aula sobre Conectores Indicadores De Sintese Conclusao

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Introduza o tema conectores indicadores de síntese/conclusão com exemplos práticos de como eles podem ser usados em situações cotidianas. Explique aos alunos que conectar ideias é uma habilidade importante na construção de um discurso coeso e coerente.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Introduza o tema conectores indicadores de síntese/conclusão com exemplos práticos de como eles podem ser usados em situações cotidianas. Explique aos alunos que conectar ideias é uma habilidade importante na construção de um discurso coeso e coerente.

  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    Apresente um estudo de caso envolvendo a utilização de conectores indicadores de síntese/conclusão. Escolha um tema de interesse dos alunos, por exemplo, a importância da reciclagem de lixo. Divida a turma em grupos e peça que cada grupo analise o estudo de caso e preencha as lacunas de um infográfico analógico que será fornecido pelo professor.

  3. Etapa 3 - Identificação de conectores

    Peça aos alunos para identificarem os conectores usados no estudo de caso e discutam em grupo a funcionalidade de cada um. Incentive-os a construir exemplos próprios para treinar o uso dos conectores.

  4. Etapa 4 - Preparação da apresentação

    Cada grupo deverá fazer uma apresentação oral sobre o estudo de caso utilizando o infográfico com as lacunas preenchidas. Eles devem explicar como utilizaram os conectores indicadores de síntese/conclusão para construir um discurso coeso e coerente.

  5. Etapa 5 - Apresentação e feedback

    Os grupos apresentam suas análises para a turma e o professor deverá dar feedback sobre o desempenho de cada grupo. Incentive a turma a fazer perguntas e comentários construtivos sobre as apresentações.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos grupos, faça uma discussão em grupo sobre como foi o processo de preenchimento das lacunas do infográfico e como a utilização dos conectores indicadores de síntese/conclusão auxiliou na construção do discurso.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula retomando o objetivo da atividade e os pontos discutidos durante a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Promover a habilidade de conectar ideias de forma coesa e coerente.
  • Desenvolver a capacidade de análise crítica de estudos de casos.
  • Estimular a criatividade na construção de exemplos para treinar o uso dos conectores indicadores de síntese/conclusão.

Critérios de avaliação

  • Identificação e uso correto dos conectores indicadores de síntese/conclusão.
  • Coesão e coerência do discurso apresentado.
  • Participação ativa na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos reais de uso dos conectores indicadores de síntese/conclusão.
  • Fornecer material analógico para preenchimento das lacunas do infográfico.
  • Dar feedback construtivo e incentivar a participação ativa dos alunos.

Ações do aluno

  • Identificar e utilizar corretamente os conectores indicadores de síntese/conclusão.
  • Preencher as lacunas do infográfico de forma coesa e coerente.
  • Participar ativamente na discussão em grupo e fazer perguntas e comentários construtivos.