Aula sobre Conectores Indicadores De Sintese Conclusao
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Os conectores indicadores de síntese/conclusão são palavras ou expressões que ajudam a unir ideias e informações diferentes em um texto, a fim de que este tenha continuidade e coesão. Eles são fundamentais para o desenvolvimento da argumentação e intencionalidade discursiva, pois permitem que o aluno organize e estruture suas ideias de forma clara e coerente.
Professor, apresente também exemplos de conectores, como:
- Portanto
- Assim sendo
- Em resumo
- Concluindo
- Por fim
Etapa 1 - Introdução
\- Inicie a aula com uma breve explicação sobre conectores indicadores de síntese/conclusão.\- Dê exemplos e questione o que os conectores indicam para os alunos.
Etapa 2 - Atividade em grupo
\- Dividida os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas. Cada grupo deve se dirigir a uma estação, em que haverá uma mistura de conectores. Os alunos devem separar os conectores conforme a categoria e, depois, realizar uma avaliação, resolvendo uma ficha de exercício.Etapa 3 - Rodízio
\- Depois do tempo estabelecido, os grupos realizam um rodízio para a próxima estação.Etapa 4 - Atividade em grupo
\- Na nova estação, os alunos devem criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal.Professor, dê uma explicação sobre o processo de sistematização da Dinâmica dos 3 Qs, revelando seu uso como ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. Posteriormente, disponibilize material complementar para os alunos aprofundarem os conhecimentos relacionados aos conectores indicadores de síntese/conclusão.
Etapa 5 - Encerramento
\- Faça uma breve síntese da aula e dê feedback para os alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de sistematização
- Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo
- Desenvolver a capacidade de compreender e aplicar os conectores de síntese e conclusão
Critérios de avaliação
- Correta identificação e aplicação dos conectores indicadores de síntese/conclusão
- A capacidade de sistematização usando o método Dinâmica dos 3 Qs
- A capacidade de trabalho em grupo
Ações do professor
- Estimular a participação e colaboração dos alunos
- Tirar as dúvidas com dinamicidade
- Estimular a utilização dos conectores em diferentes contextos
- Prover feedbacks individualizados
Ações do aluno
- Participar ativamente dos grupos
- Identificar, classificar e aplicar os conectores corretamente
- Utilizar a metodologia da Dinâmica dos 3 Qs