Aula sobre Conectores Indicadores De Sintese Conclusao

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Você pode iniciar a aula perguntando aos alunos o que eles entendem por conectores e, em seguida, explicar que eles são palavras ou expressões responsáveis por conectar orações e ideias em um texto. Nesta atividade, em especial, serão abordados os conectores indicadores de síntese e conclusão, com exemplos de como utilizá-los em um texto e a importância de sua utilização para uma argumentação mais coesa.

  1. Etapa 1 - Tarefa preliminar

    Para que os alunos possam compreender melhor o assunto, o professor deve encaminhá-los a um vídeo curto e explicativo sobre conectores. A sugestão é do canal Secundária no Ar (https://www.youtube.com/watch?v=Wr9fV7AVsYs).

  2. Etapa 2 - Trabalho em grupo

    Divida a turma em grupos de três alunos. Cada grupo deve receber uma folha de papel em branco e uma caneta colorida. O professor deve explicar a eles as características de um Mapa Conceitual - uma ferramenta que ajuda a organizar informações e ideias.

    O centro do mapa será a ideia central "Conectores Indicadores de Síntese e Conclusão".

    Cada grupo deve escrever oito sub-ideias para desenvolver o tema e seus subtópicos.


  3. Etapa 3 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar o seu mapa conceitual para a turma.

    O professor pode usar a lousa e o giz para evidenciar semelhanças e diferenças entre as respostas.


  4. Etapa 4 - Avaliação em grupo

    Os próprios alunos avaliam a produção do mapa conceitual, utilizando um gabarito elaborado pelo professor, que deve contemplar critérios como ortografia, pontuação e coerência.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar os conectores indicadores de síntese e conclusão;
  • Trabalhar em grupo e estimular a integração entre os alunos;
  • Desenvolver a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta dos conectores indicadores de síntese e conclusão;
  • Clareza e coesão do texto produzido;
  • Participação ativa na elaboração do mapa conceitual e no texto final.

Ações do professor

  • Explicar claramente o conteúdo a ser abordado;
  • Auxiliar na elaboração do mapa conceitual;
  • Construir coletivamente o texto final;
  • Avaliação formativa a partir das entregas intermediárias;
  • Fornecer feedback sobre as atividades.

Ações do aluno

  • Buscar informação sobre o assunto proposto;
  • Elaborar e apresentar um mapa conceitual relacionado ao tema;
  • Colaborar na construção coletiva do texto final;
  • Avaliar o trabalho dos colegas;
  • Participar ativamente das atividades propostas.