Aula sobre Conflitos Entre Israel Palestina

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O conflito entre Israel e Palestina é um tema importante e atual, que exige uma compreensão ampla e profunda.É importante entender a história, a cultura e as tensões que envolvem os dois povos, e as disputas territoriais e geopolíticas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e seus contextos, como a história do conflito, as tensões culturais e religiosas, a questão territorial, entre outros. Utilize, se possível, mapas e imagens para ilustrar o assunto.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas, e cada grupo escolhe um líder.

  3. Etapa 3 - Definição do problema

    Cada grupo define um problema relacionado ao conflito entre Israel e Palestina. O problema deve ser claro e objetivo, e deve ser anotado no diário de bordo. Por exemplo, o uso da água, ou os assentamentos judaicos na área Palestina.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Cada grupo elabora alternativas para solucionar o problema definido e fazem anotações no diário de bordo.

  5. Etapa 5 - Solução

    Após discussão, cada grupo escolhe, e anota no diário de bordo a melhor alternativa para solucionar o problema.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo

    O líder de cada grupo apresenta as anotações do diário de bordo para a turma, apresentando o problema, as alternativas e a solução escolhida. Oriente os estudantes a fazer perguntas e anotar os problemas e soluções apresentados pelos outros grupos.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos voltam a discutir em grupo as soluções apresentadas pelos outros grupos. Ao final, faça uma discussão, incentivando a reflexão, o debate e busca de soluções para a paz na região.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades no “oriente médio”.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo, colaborando e respeitando as opiniões dos outros.
  • Desenvolver a habilidade de buscar soluções criativas e efetivas para problemas complexos.
  • Desenvolver a empatia.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade em grupo.
  • Qualidade do diário de bordo, incluindo a clareza do problema, a geração de alternativas e a escolha da solução.
  • Qualidade da apresentação, incluindo a clareza na exposição do problema, das alternativas e da solução escolhida.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e fazer a contextualização do conflito de forma clara e objetiva.
  • Mediar a atividade em grupo, incentivando a reflexão e o debate.
  • Avaliar a participação e o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo, colaborando e respeitando as opiniões dos outros.
  • Definir um problema claro e objetivo.
  • Gerar alternativas criativas e efetivas para solucionar o problema.