Aula sobre Conflitos Entre Israel Palestina
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
O conflito entre Israel e Palestina é um tema importante e atual, que exige uma compreensão ampla e profunda.É importante entender a história, a cultura e as tensões que envolvem os dois povos, e as disputas territoriais e geopolíticas.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e seus contextos, como a história do conflito, as tensões culturais e religiosas, a questão territorial, entre outros. Utilize, se possível, mapas e imagens para ilustrar o assunto.Etapa 2 - Formação dos grupos
Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas, e cada grupo escolhe um líder.Etapa 3 - Definição do problema
Cada grupo define um problema relacionado ao conflito entre Israel e Palestina. O problema deve ser claro e objetivo, e deve ser anotado no diário de bordo. Por exemplo, o uso da água, ou os assentamentos judaicos na área Palestina.Etapa 4 - Geração de alternativas
Cada grupo elabora alternativas para solucionar o problema definido e fazem anotações no diário de bordo.Etapa 5 - Solução
Após discussão, cada grupo escolhe, e anota no diário de bordo a melhor alternativa para solucionar o problema.Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo
O líder de cada grupo apresenta as anotações do diário de bordo para a turma, apresentando o problema, as alternativas e a solução escolhida. Oriente os estudantes a fazer perguntas e anotar os problemas e soluções apresentados pelos outros grupos.Etapa 7 - Discussão em grupo
Após as apresentações, os alunos voltam a discutir em grupo as soluções apresentadas pelos outros grupos. Ao final, faça uma discussão, incentivando a reflexão, o debate e busca de soluções para a paz na região.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades no “oriente médio”.
- Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo, colaborando e respeitando as opiniões dos outros.
- Desenvolver a habilidade de buscar soluções criativas e efetivas para problemas complexos.
- Desenvolver a empatia.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na atividade em grupo.
- Qualidade do diário de bordo, incluindo a clareza do problema, a geração de alternativas e a escolha da solução.
- Qualidade da apresentação, incluindo a clareza na exposição do problema, das alternativas e da solução escolhida.
Ações do professor
- Apresentar o tema e fazer a contextualização do conflito de forma clara e objetiva.
- Mediar a atividade em grupo, incentivando a reflexão e o debate.
- Avaliar a participação e o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo, colaborando e respeitando as opiniões dos outros.
- Definir um problema claro e objetivo.
- Gerar alternativas criativas e efetivas para solucionar o problema.