Aula sobre Conflitos Entre Israel Palestina

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O conflito entre Israel e Palestina é um tema complexo e polêmico, que envolve questões históricas, geoestratégicas, culturais, religiosas e políticas. Para ampliar a compreensão do tema na atualidade é importante que entender as raízes do conflito, que remontam ao final do século XIX, com a imigração judaica para a região da Palestina, então sob domínio otomano. A imigração se intensificou ainda mais durante a segunda-guerra mundial, com a perseguição aos judeus. O conflito se intensificou, com a criação do Estado de Israel em 1948 e a consequente expulsão de milhares de palestinos de suas terras.

  1. Etapa 1 - Introdução do tema

    \- Apresente o tema e faça uma contextualização do conflito entre Israel e Palestina. Explique os critérios de avaliação. Tome cuidado com estereótipos e preconceitos.

  2. Etapa 2 - Organização dos grupos

    \- Divida a turma em grupos e oriente as responsabilidades de cada membro do grupo. Proponha um tema e questões norteadoras para cada grupo desenvolver a pesquisa.

  3. Etapa 3 - Elaboração do modelo de avaliação

    \- Oriente a elaboração do modelo de avaliação por pares, definindo os critérios e a escala de notas. Pode propor a avaliação por rubricas.

  4. Etapa 4 - Pesquisa e análise do conflito

    \- Oriente os estudantes a pesquisar e analisar o conflito utilizando diferentes fontes de pesquisa sobre o conflito. Cuidado para com estereótipos e preconceitos. Reforce a importância dos direitos humanos e do respeito às diferenças.

  5. Etapa 5 - Preparação da apresentação

    \- Oriente os estudantes na elaboração da apresentação da pesquisa para a turma. Um cartaz pode ser elaborado pelos estudantes.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos trabalhos

    \- Organize a apresentação dos trabalhos pelos grupos. Estabeleça tempo e critérios para a apresentação. Estimule a participação ativa dos estudantes e oriente que anotem as dúvidas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    \- Avalie os estudantes conforme os critérios estabelecidos. É possível fazer devolutivas e promover um momento para sanar as dúvidas. Peça aos estudantes que realizem a avaliação entre pares.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica e reflexiva sobre o conflito Israel e Palestina.
  • Compreender as diferentes perspectivas e argumentos envolvidos no conflito entre Israel e Palestina;
  • Estimular a criatividade, a busca de soluções e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar o conflito entre Israel e Palestina;
  • Dividir a turma em grupos e orientá-los na elaboração do modelo de avaliação por pares;
  • Estimular a pesquisa e a análise crítica dos estudantes;
  • Acompanhar e orientar os grupos durante todo o processo;
  • Avaliar o desempenho segundo os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Organizar-se em grupos e definir as responsabilidades de cada membro;
  • Pesquisar e analisar diferentes fontes de informação sobre o conflito;
  • Elaborar o modelo de avaliação por pares, definindo os critérios e a escala de notas;
  • Preparar a apresentação do trabalho para a turma;
  • Avaliar os outros grupos conforme os critérios estabelecidos.