Aula sobre Conflitos Entre Israel Palestina
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
O conflito entre Israel e Palestina é um tema complexo e polêmico, que envolve questões históricas, geoestratégicas, culturais, religiosas e políticas. Para ampliar a compreensão do tema na atualidade é importante que entender as raízes do conflito, que remontam ao final do século XIX, com a imigração judaica para a região da Palestina, então sob domínio otomano. A imigração se intensificou ainda mais durante a segunda-guerra mundial, com a perseguição aos judeus. O conflito se intensificou, com a criação do Estado de Israel em 1948 e a consequente expulsão de milhares de palestinos de suas terras.
Etapa 1 - Introdução do tema
\- Apresente o tema e faça uma contextualização do conflito entre Israel e Palestina. Explique os critérios de avaliação. Tome cuidado com estereótipos e preconceitos.Etapa 2 - Organização dos grupos
\- Divida a turma em grupos e oriente as responsabilidades de cada membro do grupo. Proponha um tema e questões norteadoras para cada grupo desenvolver a pesquisa.Etapa 3 - Elaboração do modelo de avaliação
\- Oriente a elaboração do modelo de avaliação por pares, definindo os critérios e a escala de notas. Pode propor a avaliação por rubricas.Etapa 4 - Pesquisa e análise do conflito
\- Oriente os estudantes a pesquisar e analisar o conflito utilizando diferentes fontes de pesquisa sobre o conflito. Cuidado para com estereótipos e preconceitos. Reforce a importância dos direitos humanos e do respeito às diferenças.Etapa 5 - Preparação da apresentação
\- Oriente os estudantes na elaboração da apresentação da pesquisa para a turma. Um cartaz pode ser elaborado pelos estudantes.Etapa 6 - Apresentação dos trabalhos
\- Organize a apresentação dos trabalhos pelos grupos. Estabeleça tempo e critérios para a apresentação. Estimule a participação ativa dos estudantes e oriente que anotem as dúvidas.Etapa 7 - Avaliação
\- Avalie os estudantes conforme os critérios estabelecidos. É possível fazer devolutivas e promover um momento para sanar as dúvidas. Peça aos estudantes que realizem a avaliação entre pares.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica e reflexiva sobre o conflito Israel e Palestina.
- Compreender as diferentes perspectivas e argumentos envolvidos no conflito entre Israel e Palestina;
- Estimular a criatividade, a busca de soluções e o trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo;
- Construção dos argumentos;
- Apresentação e comunicação;
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar o conflito entre Israel e Palestina;
- Dividir a turma em grupos e orientá-los na elaboração do modelo de avaliação por pares;
- Estimular a pesquisa e a análise crítica dos estudantes;
- Acompanhar e orientar os grupos durante todo o processo;
- Avaliar o desempenho segundo os critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Organizar-se em grupos e definir as responsabilidades de cada membro;
- Pesquisar e analisar diferentes fontes de informação sobre o conflito;
- Elaborar o modelo de avaliação por pares, definindo os critérios e a escala de notas;
- Preparar a apresentação do trabalho para a turma;
- Avaliar os outros grupos conforme os critérios estabelecidos.