Aula sobre Conflitos Entre Israel Palestina

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O conflito entre Israel e Palestina é um tema muito atual e importante na Geografia e na história mundial. É um conflito, com raízes históricas e religiosas, mas que também envolve questões geopolíticas e territoriais. Compreender as principais causas e consequências desse conflito é essencial para entender os conflitos na região e suas implicações para o mundo.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize o conflito entre Israel e Palestina.

    Oriente os alunos a fazerem perguntas e expressar suas opiniões sobre o assunto. Cuidado com estereótipos e preconceitos.


  2. Etapa 2 - Formação de grupos

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5. Explique que cada grupo deve escolher um líder e um secretário

  3. Etapa 3 - Mapa conceitual

    Explique a metodologia de Aprendizagem Entre Pares e como ela será aplicada. Cada grupo cria um mapa conceitual sobre o conflito entre Israel e Palestina, contendo uma ideia central esub-ideias. Estimule a discussão e o debate em grupo. Ofereça fontes diversas de pesquisa.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas

    Os grupos apresentam os mapas conceituais para a turma. Incentive o debate e a reflexão sobre as ideias apresentadas

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos discutem em grupo as principais causas e consequências do conflito entre Israel e Palestina, a partir das ideias apresentadas nos mapas conceituais. Faça a mediação da discussão.

  6. Etapa 6 - Produção textual

    Explique que cada grupo produzir um texto coletivo sobre o conflito entre Israel e Palestina, a partir das discussões realizadas em grupo, apontando soluções para o conflito e paz na região. Oriente a produção textual, lembrando do respeito as diferenças e dos direitos humanos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese do que foi discutido e produzido pelos estudantes. Solicite aos alnos que expressem suas opiniões e aprendizados sobre o assunto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade em analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades no Oriente Médio.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade crítica e reflexiva dos alunos em relação a um tema atual e relevante

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaboração em grupo
  • Qualidade do mapa conceitual e do texto coletivo produzido
  • Capacidade de análise e reflexão crítica sobre o tema

Ações do professor

  • Mediar e orientar as atividades propostas
  • Estimular o debate e a reflexão crítica
  • Avaliar e dar devolutivas sobre as produções dos alunos

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas
  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa e respeitosa
  • Produzir um mapa conceitual e um texto coletivo de qualidade, a partir das discussões realizadas em grupo