Aula sobre Conflitos Entre Israel Palestina

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O conflito Israel e Palestina é um tema atual e controverso, que envolve questões históricas, políticas, religiosas, geoestratégicas e territoriais. É importante compreender as causas e as consequências desses conflitos, bem como as diferentes perspectivas envolvidas.

  1. Etapa 1 - Introdução do tema e contextualização

    Apresente o tema e faça uma breve contextualização sobre os conflitos Israel e Palestina. Cuidado com estereótipos e preconceitos.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e entrega o material de orientação para o debate.

  3. Etapa 3 - Explicação

    Explique como será desenvolvida a atividade e oriente na construção do modelo de avaliação por rubrica.

  4. Etapa 4 - Construção do modelo de avaliação

    Peça aos estudantes para construírem o modelo de avaliação por rubrica em grupo.

  5. Etapa 5 - Debate em grupo

    Debate em grupo sobre os temas relacionados a atividade.

  6. Etapa 6 - Apresentação e debate geral

    Peça aos estudantes que façam as apresentações dos grupos e promova um debate entre todos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Chegou a vez dos alunos avaliarem seus colegas conforme os critérios estabelecidos. Ao final, faça um feedback com a turma sobre a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise crítica e argumentação;
  • Compreender as transformações territoriais e as tensões geopolíticas na região do Oriente Médio;
  • Refletir sobre a importância do diálogo e da tolerância na resolução de conflitos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate, apresentando argumentos coerentes e fundamentados;
  • Capacidade de ouvir e respeitar diferentes opiniões;
  • Compreensão das causas e consequências dos conflitos entre Israel e Palestina;
  • Utilizar adequadamente o modelo de avaliação por rubrica.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva, contextualizando-o histórica e geograficamente;
  • Dividir a turma em grupos e orientá-los na elaboração do modelo de avaliação por rubrica;
  • Estimular o debate entre os alunos, mediando as discussões e garantindo o respeito mútuo;
  • Fazer intervenções pontuais, questionando e provocando reflexões;
  • Avaliar a participação dos alunos e dar feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate, apresentando argumentos fundamentados;
  • Ouvir e respeitar as opiniões dos colegas, mesmo quando discordar delas;
  • Elaborar o modelo de avaliação por rubrica, definindo os critérios de avaliação;
  • Realizar pesquisas e estudos prévios para embasar seus argumentos;
  • Refletir sobre a importância do diálogo e da tolerância na resolução de conflitos.