Aula sobre Conflitos Entre Israel Palestina
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O conflito entre Israel e Palestina é um tema muito atual e importante na Geografia e na história mundial. É um conflito, com raízes históricas e religiosas, mas que também envolve questões geopolíticas e territoriais. Compreender as principais causas e consequências desse conflito é essencial para entender os conflitos na região e suas implicações para o mundo.
Etapa 1 - Preparação
Prepare um material de estudo sobre o tema, que pode ser um texto, um vídeo, podcast ou uma apresentação. O material deve ser distribuído aos estudantes com antecedência, para que eles possam estudar em casa.Etapa 2 - Estudo em casa
Os estudantes acessam e estudam o material preparado previamente e fazem anotações. Solicite que destaquem os pontos principais estudados, pensem em exemplos práticos que possam ilustrar o tema, e anotem as dúvidas.Etapa 3 - Discussão em grupo
Na sala de aula (momento síncrono), divida os estudantes em grupos e oriente a discussão do material estudado previamente. Cada grupo organiza um mapa conceitual, texto ou painel para apresentar à classe.Etapa 4 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar seu material para a classe. Incentive a participação de todos e faça perguntas para estimular a reflexão dos estudantes.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os estudantes discutem em grupo as causas e consequências do conflito, buscando compreender os dois lados do conflito.Etapa 6 - Buscando soluções
Os estudantes discutem em grupo quais as soluções para o conflito e escrevem propostas de ações para o fim do conflito e para a elaboração de um acordo de paz para a região.Etapa 7 - Síntese e conclusão
Peça aos alunos fazem uma síntese das informações apresentadas nos mapas conceituais, nos textos e na pesquisa, concluindo a atividade com uma reflexão crítica e buscando apresentar uma solução para o conflito entre Israel e Palestina.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise de transformações territoriais em um contexto de conflito;
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento;
- Promover a reflexão crítica sobre a complexidade do conflito entre Israel e Palestina;
- Desenvolver a habilidade de síntese e organização de informações;
- Incentivar a pesquisa e a busca por informações em fontes confiáveis.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas discussões em grupo.
- Organização e clareza dos materiais elaborados.
- Identificação correta das ideias centrais e no uso de fontes confiáveis na pesquisa;
Ações do professor
- Contextualizar o assunto: Explique a complexidade do conflito entre Israel e Palestina, apresentando informações básicas sobre a história e as causas do conflito. Cuidado com estereótipos e preconceitos.
- Apresentar a metodologia ativa: Explique a metodologia da Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada.
- Orientar e estimular a pesquisa: oriente os alunos na construção dos materiais e na pesquisa, utilizando diversas fontes de pesquisa.
- Promover a discussão em sala de aula: Promova a discussão estimulando a participação ativa dos alunos, a reflexão crítica sobre o conflito, a compreensão de ambos os lados do conflito e busca de solução para o conflito com base nos direitos humanos.
Ações do aluno
- Pesquisar informações sobre o conflito entre Israel e Palestina, em fontes diversas de pesquisa.
- Participar ativamente na construção dos materiais utilizados;
- Participar das discussões em sala de aula, contribuindo com ideias e reflexões