Aula sobre Conflitos Entre Israel Palestina

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O conflito entre Israel e Palestina é um tema muito atual e importante na Geografia e na história mundial. É um conflito, com raízes históricas e religiosas, mas que também envolve questões geopolíticas e territoriais. Compreender as principais causas e consequências desse conflito é essencial para entender os conflitos na região e suas implicações para o mundo.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Prepare um material de estudo sobre o tema, que pode ser um texto, um vídeo, podcast ou uma apresentação. O material deve ser distribuído aos estudantes com antecedência, para que eles possam estudar em casa.

  2. Etapa 2 - Estudo em casa

    Os estudantes acessam e estudam o material preparado previamente e fazem anotações. Solicite que destaquem os pontos principais estudados, pensem em exemplos práticos que possam ilustrar o tema, e anotem as dúvidas.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Na sala de aula (momento síncrono), divida os estudantes em grupos e oriente a discussão do material estudado previamente. Cada grupo organiza um mapa conceitual, texto ou painel para apresentar à classe.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar seu material para a classe. Incentive a participação de todos e faça perguntas para estimular a reflexão dos estudantes.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os estudantes discutem em grupo as causas e consequências do conflito, buscando compreender os dois lados do conflito.

  6. Etapa 6 - Buscando soluções

    Os estudantes discutem em grupo quais as soluções para o conflito e escrevem propostas de ações para o fim do conflito e para a elaboração de um acordo de paz para a região.

  7. Etapa 7 - Síntese e conclusão

    Peça aos alunos fazem uma síntese das informações apresentadas nos mapas conceituais, nos textos e na pesquisa, concluindo a atividade com uma reflexão crítica e buscando apresentar uma solução para o conflito entre Israel e Palestina.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise de transformações territoriais em um contexto de conflito;
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento;
  • Promover a reflexão crítica sobre a complexidade do conflito entre Israel e Palestina;
  • Desenvolver a habilidade de síntese e organização de informações;
  • Incentivar a pesquisa e a busca por informações em fontes confiáveis.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Organização e clareza dos materiais elaborados.
  • Identificação correta das ideias centrais e no uso de fontes confiáveis na pesquisa;

Ações do professor

  • Contextualizar o assunto: Explique a complexidade do conflito entre Israel e Palestina, apresentando informações básicas sobre a história e as causas do conflito. Cuidado com estereótipos e preconceitos.
  • Apresentar a metodologia ativa: Explique a metodologia da Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada.
  • Orientar e estimular a pesquisa: oriente os alunos na construção dos materiais e na pesquisa, utilizando diversas fontes de pesquisa.
  • Promover a discussão em sala de aula: Promova a discussão estimulando a participação ativa dos alunos, a reflexão crítica sobre o conflito, a compreensão de ambos os lados do conflito e busca de solução para o conflito com base nos direitos humanos.

Ações do aluno

  • Pesquisar informações sobre o conflito entre Israel e Palestina, em fontes diversas de pesquisa.
  • Participar ativamente na construção dos materiais utilizados;
  • Participar das discussões em sala de aula, contribuindo com ideias e reflexões