Conflitos sociais: patrícios e plebeus
Você sabia que a palavra plebiscito, que utilizamos hoje em dia é originada lá na Roma antiga com as assembleias plebeias (dos plebeus)? Nessa aula de História, vamos aprender mais sobre a sociedade romana e seus grupos sociais: plebeus e patrícios! Bora! 📚🤓
Atividades (8)
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- 1. Questão de múltipla escolha:- Qual foi a importância da Lei das Doze Tábuas? Atividade completa- A) Os plebeus conseguiram que as leis para julgar pessoas fossem registradas por escrito, numa tentativa de evitar injustiças.- B) Pela lei, os plebeus podiam assassinar os patrícios para assumirem o controle do poder. C) As Doze Tábuas eram um conjunto de leis que proibiam a abolição da escravidão por dívidas e a criação do cargo de Tribuno da Plebe, possibilitando o casamento entre nobres e plebeus. 
- 2. Atividade aberta:Atividade completa
- 3. Sala de Aula Invertida:Nesta aula, vamos trabalhar o tema "Conflitos sociais: patrícios e plebeus" na Roma Antiga. Vamos entender como esses conflitos surgiram e como eles influenciaram a sociedade romana. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão os protagonistas do processo de aprendizagem. Eles irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa
- 4. Gamificação:Nesta aula, vamos trabalhar o tema "Conflitos sociais: patrícios e plebeus" na Roma Antiga, que é um assunto importante para entendermos como a sociedade se organizava na época. Vamos utilizar a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos irão criar um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema. Para contextualizar, podemos citar exemplos de conflitos sociais que ainda existem na atualidade, como a luta por direitos iguais entre diferentes grupos sociais.Atividade completa
- 5. Design Thinking:Nesta aula, vamos trabalhar o tema "Conflitos sociais: patrícios e plebeus" na Roma Antiga. Vamos utilizar a metodologia ativa Design Thinking para desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar o processo de formação da Roma Antiga e suas configurações sociais e políticas nos períodos monárquico e republicano. Para isso, os alunos irão criar um mapa de empatia, que irá ajudá-los a entender melhor as diferentes perspectivas dos patrícios e plebeus na sociedade romana. Além disso, vamos discutir como esses conflitos sociais ainda podem ser encontrados em nossa sociedade atual.Atividade completa
- 6. Ensino Híbrido:Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os conflitos sociais entre patrícios e plebeus na Roma Antiga. É importante contextualizar o tema, mostrando como esses conflitos ainda existem na sociedade atual, como a luta por direitos e igualdade. O professor pode utilizar exemplos de movimentos sociais, como o feminismo e o movimento negro, para mostrar como a luta por direitos é uma constante na história da humanidade. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, em que os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa
- 7. Aprendizagem Entre Pares:Nesta aula, vamos trabalhar o tema "Conflitos sociais: patrícios e plebeus" na Roma Antiga. Vamos entender como esses conflitos surgiram e como eles afetaram a sociedade romana. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos irão criar um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5. Dessa forma, os alunos terão a oportunidade de desenvolver habilidades de trabalho em equipe, comunicação e argumentação, além de aprimorar o conhecimento sobre o tema.Atividade completa
- 8. Aprendizagem Baseada em Problemas:O tema "Conflitos sociais: patrícios e plebeus" será trabalhado nesta aula com a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas. Os alunos serão desafiados a criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, feito em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em "Caracterizar o processo de formação da Roma Antiga e suas configurações sociais e políticas nos períodos monárquico e republicano". Para contextualizar o tema, o professor pode apresentar exemplos de conflitos sociais que ocorrem atualmente, como a luta por direitos iguais entre diferentes grupos sociais.Atividade completa
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