Conflitos sociais: patrícios e plebeus

Você sabia que a palavra plebiscito, que utilizamos hoje em dia é originada lá na Roma antiga com as assembleias plebeias (dos plebeus)? Nessa aula de História, vamos aprender mais sobre a sociedade romana e seus grupos sociais: plebeus e patrícios! Bora! 📚🤓


Atividades (8)

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  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Qual foi a importância da Lei das Doze Tábuas?

    A) Os plebeus conseguiram que as leis para julgar pessoas fossem registradas por escrito, numa tentativa de evitar injustiças.

    B) Pela lei, os plebeus podiam assassinar os patrícios para assumirem o controle do poder. C) As Doze Tábuas eram um conjunto de leis que proibiam a abolição da escravidão por dívidas e a criação do cargo de Tribuno da Plebe, possibilitando o casamento entre nobres e plebeus.

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Sala de Aula Invertida:

    Nesta aula, vamos trabalhar o tema "Conflitos sociais: patrícios e plebeus" na Roma Antiga. Vamos entender como esses conflitos surgiram e como eles influenciaram a sociedade romana. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão os protagonistas do processo de aprendizagem. Eles irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
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  4. 4. Gamificação:

    Nesta aula, vamos trabalhar o tema "Conflitos sociais: patrícios e plebeus" na Roma Antiga, que é um assunto importante para entendermos como a sociedade se organizava na época. Vamos utilizar a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos irão criar um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema. Para contextualizar, podemos citar exemplos de conflitos sociais que ainda existem na atualidade, como a luta por direitos iguais entre diferentes grupos sociais.
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  5. 5. Design Thinking:

    Nesta aula, vamos trabalhar o tema "Conflitos sociais: patrícios e plebeus" na Roma Antiga. Vamos utilizar a metodologia ativa Design Thinking para desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar o processo de formação da Roma Antiga e suas configurações sociais e políticas nos períodos monárquico e republicano. Para isso, os alunos irão criar um mapa de empatia, que irá ajudá-los a entender melhor as diferentes perspectivas dos patrícios e plebeus na sociedade romana. Além disso, vamos discutir como esses conflitos sociais ainda podem ser encontrados em nossa sociedade atual.
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  6. 6. Ensino Híbrido:

    Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os conflitos sociais entre patrícios e plebeus na Roma Antiga. É importante contextualizar o tema, mostrando como esses conflitos ainda existem na sociedade atual, como a luta por direitos e igualdade. O professor pode utilizar exemplos de movimentos sociais, como o feminismo e o movimento negro, para mostrar como a luta por direitos é uma constante na história da humanidade. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, em que os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.
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  7. 7. Aprendizagem Entre Pares:

    Nesta aula, vamos trabalhar o tema "Conflitos sociais: patrícios e plebeus" na Roma Antiga. Vamos entender como esses conflitos surgiram e como eles afetaram a sociedade romana. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos irão criar um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5. Dessa forma, os alunos terão a oportunidade de desenvolver habilidades de trabalho em equipe, comunicação e argumentação, além de aprimorar o conhecimento sobre o tema.
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  8. 8. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    O tema "Conflitos sociais: patrícios e plebeus" será trabalhado nesta aula com a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas. Os alunos serão desafiados a criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, feito em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em "Caracterizar o processo de formação da Roma Antiga e suas configurações sociais e políticas nos períodos monárquico e republicano". Para contextualizar o tema, o professor pode apresentar exemplos de conflitos sociais que ocorrem atualmente, como a luta por direitos iguais entre diferentes grupos sociais.
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