Aula sobre Conflitos Sociais Patricios E Plebeus
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Nesta aula, vamos trabalhar o tema "Conflitos sociais: patrícios e plebeus" na Roma Antiga. Vamos entender como esses conflitos surgiram e como eles afetaram a sociedade romana. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos irão criar um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5. Dessa forma, os alunos terão a oportunidade de desenvolver habilidades de trabalho em equipe, comunicação e argumentação, além de aprimorar o conhecimento sobre o tema.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância dos conflitos sociais na Roma Antiga. Incentive os alunos a fazerem perguntas e a compartilharem conhecimentos prévios sobre o assunto.Etapa 2 - Divisão em grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 2 a 3 pessoas. Cada grupo receberá um tema específico relacionado aos conflitos sociais na Roma Antiga, como a luta pela igualdade de direitos entre patrícios e plebeus, a criação dos tribunos da plebe, entre outros.Etapa 3 - Pesquisa em grupo
Cada grupo terá 30 minutos para pesquisar sobre o tema atribuído. Os alunos deverão buscar informações em livros didáticos, enciclopédias, sites confiáveis e outras fontes indicadas pelo professor.Etapa 4 - Criação do template de avaliação por pares
Cada grupo deverá criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.Etapa 5 - Apresentação dos grupos
Cada grupo terá 5 minutos para apresentar o tema pesquisado e o template de avaliação por pares criado. Os demais grupos deverão avaliar a apresentação de acordo com os critérios estabelecidos no template.Etapa 6 - Discussão em grupo
Após todas as apresentações, os alunos terão 20 minutos para discutir em grupo sobre os temas apresentados e as avaliações recebidas. Incentive a reflexão sobre os pontos positivos e negativos de cada apresentação.Etapa 7 - Conclusão
Conclua a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de trabalho em equipe;
- Estimular a pesquisa e a busca por informações em diferentes fontes;
- Desenvolver habilidades de comunicação e argumentação;
- Aprimorar o conhecimento sobre os conflitos sociais na Roma Antiga;
- Estimular a reflexão crítica sobre as apresentações e avaliações recebidas.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo;
- Construção dos argumentos;
- Apresentação e comunicação;
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância dos conflitos sociais na Roma Antiga;
- Dividir os alunos em grupos e atribuir temas específicos;
- Incentivar a pesquisa e a busca por informações em diferentes fontes;
- Orientar a criação do template de avaliação por pares;
- Estimular a reflexão crítica sobre as apresentações e avaliações recebidas.
Ações do aluno
- Participar ativamente da pesquisa em grupo;
- Criar o template de avaliação por pares;
- Apresentar o tema e o template de avaliação por pares;
- Avaliar as apresentações dos demais grupos de acordo com os critérios estabelecidos;
- Participar da discussão em grupo sobre os temas apresentados e as avaliações recebidas.