Aula sobre Conflitos Sociais Patricios E Plebeus

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Nesta aula, vamos trabalhar o tema "Conflitos sociais: patrícios e plebeus" na Roma Antiga. Vamos entender como esses conflitos surgiram e como eles afetaram a sociedade romana. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos irão criar um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5. Dessa forma, os alunos terão a oportunidade de desenvolver habilidades de trabalho em equipe, comunicação e argumentação, além de aprimorar o conhecimento sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância dos conflitos sociais na Roma Antiga. Incentive os alunos a fazerem perguntas e a compartilharem conhecimentos prévios sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 2 a 3 pessoas. Cada grupo receberá um tema específico relacionado aos conflitos sociais na Roma Antiga, como a luta pela igualdade de direitos entre patrícios e plebeus, a criação dos tribunos da plebe, entre outros.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Cada grupo terá 30 minutos para pesquisar sobre o tema atribuído. Os alunos deverão buscar informações em livros didáticos, enciclopédias, sites confiáveis e outras fontes indicadas pelo professor.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por pares

    Cada grupo deverá criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo terá 5 minutos para apresentar o tema pesquisado e o template de avaliação por pares criado. Os demais grupos deverão avaliar a apresentação de acordo com os critérios estabelecidos no template.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após todas as apresentações, os alunos terão 20 minutos para discutir em grupo sobre os temas apresentados e as avaliações recebidas. Incentive a reflexão sobre os pontos positivos e negativos de cada apresentação.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe;
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações em diferentes fontes;
  • Desenvolver habilidades de comunicação e argumentação;
  • Aprimorar o conhecimento sobre os conflitos sociais na Roma Antiga;
  • Estimular a reflexão crítica sobre as apresentações e avaliações recebidas.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância dos conflitos sociais na Roma Antiga;
  • Dividir os alunos em grupos e atribuir temas específicos;
  • Incentivar a pesquisa e a busca por informações em diferentes fontes;
  • Orientar a criação do template de avaliação por pares;
  • Estimular a reflexão crítica sobre as apresentações e avaliações recebidas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa em grupo;
  • Criar o template de avaliação por pares;
  • Apresentar o tema e o template de avaliação por pares;
  • Avaliar as apresentações dos demais grupos de acordo com os critérios estabelecidos;
  • Participar da discussão em grupo sobre os temas apresentados e as avaliações recebidas.