Aula sobre Conflitos Sociais Patricios E Plebeus

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Nesta aula, vamos trabalhar o tema "Conflitos sociais: patrícios e plebeus" na Roma Antiga. Vamos utilizar a metodologia ativa Design Thinking para desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar o processo de formação da Roma Antiga e suas configurações sociais e políticas nos períodos monárquico e republicano. Para isso, os alunos irão criar um mapa de empatia, que irá ajudá-los a entender melhor as diferentes perspectivas dos patrícios e plebeus na sociedade romana. Além disso, vamos discutir como esses conflitos sociais ainda podem ser encontrados em nossa sociedade atual.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema "Conflitos sociais: patrícios e plebeus" na Roma Antiga, explicando o contexto histórico e social da época. Em seguida, apresente a metodologia Design Thinking e explique como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, dividido em campos como "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles irão preencher cada campo com informações sobre as perspectivas dos patrícios e plebeus na sociedade romana.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se dividir em grupos para discutir as informações coletadas no mapa de empatia. Cada grupo irá apresentar suas conclusões para a turma.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de conflitos sociais na sociedade atual, relacionando-os com os conflitos entre patrícios e plebeus na Roma Antiga.

  5. Etapa 5 - Debate em grupo

    Os alunos irão se dividir em grupos para debater as semelhanças e diferenças entre os conflitos sociais na Roma Antiga e na sociedade atual. Cada grupo irá apresentar suas conclusões para a turma.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema, reforçando os principais pontos discutidos na aula. Incentive os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar o processo de formação da Roma Antiga e suas configurações sociais e políticas nos períodos monárquico e republicano.
  • Estimular a empatia e a compreensão das diferentes perspectivas sociais.
  • Promover a reflexão sobre os conflitos sociais na sociedade atual.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa de empatia.
  • Participação ativa no debate em grupo.
  • Compreensão dos conflitos sociais na Roma Antiga e na sociedade atual.
  • Capacidade de relacionar os conflitos sociais na Roma Antiga com os conflitos sociais na sociedade atual.
  • Clareza e objetividade na apresentação das conclusões do grupo.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e a metodologia Design Thinking.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Estimular a participação ativa dos alunos no debate em grupo.
  • Apresentar exemplos práticos de conflitos sociais na sociedade atual.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia.
  • Participar ativamente do debate em grupo.
  • Relacionar os conflitos sociais na Roma Antiga com os conflitos sociais na sociedade atual.
  • Apresentar as conclusões do grupo de forma clara e objetiva.
  • Demonstrar empatia e compreensão das diferentes perspectivas sociais.