Aula sobre Conflitos Sociais Patricios E Plebeus

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os conflitos sociais entre patrícios e plebeus na Roma Antiga. É importante contextualizar o tema, mostrando como esses conflitos ainda existem na sociedade atual, como a luta por direitos e igualdade. O professor pode utilizar exemplos de movimentos sociais, como o feminismo e o movimento negro, para mostrar como a luta por direitos é uma constante na história da humanidade. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, em que os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância dos conflitos sociais na história da humanidade. Os alunos irão fazer o Check-in no template de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: "O que você já sabe sobre os conflitos sociais na Roma Antiga?"

  2. Etapa 2 - Patrícios e Plebeus

    Explique quem eram os patrícios e plebeus na Roma Antiga, suas diferenças sociais e políticas. Os alunos irão fazer anotações no template de registro de aprendizagem e responder à pergunta: "Quais eram as diferenças entre patrícios e plebeus na Roma Antiga?"

  3. Etapa 3 - Conflitos Sociais

    Apresente os principais conflitos sociais entre patrícios e plebeus, como a luta pela igualdade de direitos e a criação das leis das Doze Tábuas. Os alunos irão fazer anotações no template de registro de aprendizagem e responder à pergunta: "Quais foram os principais conflitos sociais entre patrícios e plebeus na Roma Antiga?"

  4. Etapa 4 - Atividade em Grupo

    Os alunos irão se dividir em grupos e criar um diálogo entre um patrício e um plebeu, representando um conflito social na Roma Antiga. Eles irão registrar o diálogo no template de registro de aprendizagem e responder à pergunta: "Qual foi o conflito social representado no diálogo?"

  5. Etapa 5 - Socialização

    Cada grupo irá apresentar seu diálogo para a turma e discutir as diferenças sociais e políticas entre patrícios e plebeus. Os alunos irão fazer anotações no template de registro de aprendizagem e responder à pergunta: "O que você aprendeu sobre os conflitos sociais entre patrícios e plebeus na Roma Antiga?"

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e os alunos irão fazer o Check-out no template de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: "O que você aprendeu de novo sobre os conflitos sociais na Roma Antiga?"

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar o processo de formação da Roma Antiga e suas configurações sociais e políticas nos períodos monárquico e republicano.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e dialogar sobre temas complexos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Qualidade das anotações no template de registro de aprendizagem.
  • Qualidade do diálogo criado pelos grupos.
  • Participação na socialização dos diálogos.
  • Qualidade das respostas no Check-out.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Explicar os conceitos de patrícios e plebeus na Roma Antiga.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Orientar os grupos na criação do diálogo.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema.

Ações do aluno

  • Fazer o Check-in e Check-out no template de registro de aprendizagem.
  • Fazer anotações sobre os conceitos apresentados pelo professor.
  • Participar ativamente na criação do diálogo em grupo.
  • Participar da socialização dos diálogos.
  • Fazer anotações sobre o que foi aprendido no Check-out.