Aula sobre Conflitos Sociais Patricios E Plebeus

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta aula, vamos trabalhar o tema "Conflitos sociais: patrícios e plebeus" na Roma Antiga. Vamos entender como esses conflitos surgiram e como eles influenciaram a sociedade romana. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão os protagonistas do processo de aprendizagem. Eles irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça a introdução da aula, como contextualização do tema você pode utilizar exemplos práticos como a luta por direitos e igualdade na sociedade atual. Mostre como a divisão entre ricos e pobres ainda é uma realidade em muitos lugares do mundo. É importante que os alunos entendam que esses conflitos sociais não são exclusividade da Roma Antiga, mas sim uma questão presente em diversas sociedades ao longo da história. Em seguida, incentive os alunos a fazer perguntas e a expressar suas opiniões sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos deverão pesquisar sobre o tema em casa e trazer para a sala de aula informações relevantes sobre os conflitos sociais entre patrícios e plebeus na Roma Antiga. Oriente-os a escreverem as informações no caderno para poderem consultar as anotações sempre que necessário.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos para discutir as informações pesquisadas e elaborar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos, como, pro exemplo, quem eram os cidadãos que tinham direitos políticos ou que formas de estratégias foram usadas para as reivindicações dos plebeus.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos templates

    Cada grupo irá apresentar seu template para a turma e explicar como ele pode ser utilizado para avaliar a atividade.

  5. Etapa 5 - Debate em grupo

    Os alunos irão debater sobre as diferentes perspectivas apresentadas nos templates e discutir como os conflitos sociais entre patrícios e plebeus influenciaram a sociedade romana. Incentive os alunos a refletirem e compartilharem suas opiniões sobre como a realidade desse contexto histórico se relaciona com a realidade atual.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e reforce os principais pontos discutidos pelos alunos. Incentive os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar o processo de formação da Roma Antiga e suas configurações sociais e políticas nos períodos monárquico e republicano.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de expressar suas opiniões e debater ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na elaboração do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Qualidade da apresentação do template.
  • Participação ativa no debate em grupo.
  • Capacidade de expressar ideias de forma clara e objetiva.
  • Cooperação e respeito com os colegas.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Incentivar a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão e no debate.
  • Fazer uma síntese da aula e reforçar os principais pontos discutidos pelos alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos de forma justa e objetiva.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema em casa e trazer informações relevantes para a sala de aula.
  • Participar ativamente da elaboração do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentar o template de forma clara e objetiva.
  • Participar ativamente do debate em grupo.
  • Cooperar e respeitar os colegas durante toda a atividade.