Aula sobre Conflitos Territoriais Na Caxemira

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A Caxemira é uma região que fica entre a Índia e o Paquistão, sendo um dos principais pontos de tensão entre esses dois países. Desde a independência da Índia e do Paquistão, em 1947, a Caxemira vem sofrendo com conflitos territoriais, que já resultaram em guerras e em uma divisão da região entre os dois países. A questão da Caxemira envolve questões políticas, religiosas e culturais, e é um exemplo de como as fronteiras e os conflitos territoriais podem afetar a vida das pessoas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do problema

    Apresente aos alunos o problema dos conflitos territoriais na Caxemira, contextualizando o assunto e explicando a importância da região para a Índia e o Paquistão. Faça uma roda de conversa e verifique o que os alunos sabem sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Formação de grupos

    Divida os alunos em grupos de 3 ou 4 pessoas. Explique a metodologia que será utilizada e os critérios de avaliação.

  3. Etapa 3 - Definição do problema

    Cada grupo irá definir uma pergunta relacionada ao tema dos conflitos territoriais na Caxemira, que será o problema a ser resolvido.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os grupos irão pesquisar sobre o tema, utilizando fontes diversas e confiáveis de pesquisa. Organize os materiais e incentive os estudantes.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar os resultados da pesquisa e a solução para o problema definido, utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos resultados, os alunos irão discutir em grupo as diferentes soluções apresentadas e debater sobre as questões levantadas. Organize o tempo das apresentações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de informações;
  • Estimular o trabalho em grupo e a discussão coletiva;
  • Promover a reflexão sobre questões sociais e políticas.

Critérios de avaliação

  • Participação na pesquisa e na discussão em grupo;
  • Qualidade da apresentação dos resultados;
  • Utilização adequada do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar o assunto;
  • Orientar os grupos na definição do problema e na pesquisa;
  • Estimular a discussão em grupo e a reflexão sobre as questões levantadas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e da discussão em grupo;
  • Apresentar os resultados de forma clara e objetiva;
  • Avaliar a atividade e a sua própria participação utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.